Se tivesse de escolher uma palavra para definir este livro seria Viciante. Ontem, não consegui adormecer enquanto não li a última página. As minhas altas expectativas foram todas concretizadas, e estou super feliz por ter Em Chamas já na minha estante pronto a ser lido.
Katniss Everdeen é uma adolescente de 16 anos com grandes responsabilidades, após a morte do pai fica encarregue de tomar conta da mãe e da irmã, que ama acima de tudo. Ama-a tanto que é capaz de se voluntariar, como tributo, para os Jogos em seu lugar. Katniss é uma personagem feminina daquelas que eu gosto, não é o melhor exemplo de simpatia, mas não precisa de ninguém para tomar conta dela, não precisa de um personagem masculino que a proteja de tudo e de todos (fez-me lembrar muito a Rose da Academia de Vampiros).
Adorei como Suzanne Collins constrói Panem, é simplesmente alucinante. Os 12 Distritos que todos os anos oferecem 2 tributos para lutarem nos Jogos até apenas um sobreviver. As pessoas que vivem no Capitólio e como são descritas em comparação com as que habitam nos Distritos. Fantástico.
Quanto às personagens masculinas, sinceramente, não me consigo decidir entre o Gale e o Peeta. O Gale é o melhor amigo da Katniss, mas tal como ela acho que isso não chega para descrever o que se passa entre eles. Tem a seu cargo a mãe e os 3 irmãos mais novos, sabe o que é lutar para os sustentar, e tal como Katniss odeia a politica do Estado em que vive. O Peeta é bastante humilde, ajudou a Katniss quando esta mais precisou e está apaixonado por ela desde os 5 anos. O momento que mais me tocou, em relação a eles dois, foi este:
"- Um rapaz bonito como tu. Deve haver uma pessoa especial. Vá lá, como é que ela se chama? - insiste o Caesar.
O Peeta solta um suspiro. - Bem há uma rapariga. Estou apaixonado por ela, desde sempre. Mas tenho quase a certeza de que ela não sabia da minha existência antes da ceifa.
Ouvem-se palavras solidárias vindas do público. As pessoas compreendem um amor não correspondido.
- Ela gosta de outro? - pergunta o Caesar.
- Não sei, mas muitos rapazes gostam dela - responde o Peeta.
- Então, vais fazer o seguinte. Vences os Jogos e voltas para casa. Ela não te pode recusar então, hem? - sugere o Caesar, encorajando-o.
- Não me parece que isso vai resultar. Vencer... não vai ajudar no meu caso - conclui o Peeta.
- Porque não? - pergunta o Caesar, perplexo.
O Peeta fica corado como um tomate e responde, gaguejando: - Porque... porque... ela está aqui comigo."
Existem outras personagens bastante marcantes como a pequena Rue, o Haymitch e o Cinna. Fiquei desconfiada que existe algo para lá do Distrito 12, algo relacionado com a fuga da Avox ruiva e do seu amigo.
É um livro que aconselho e que muito provavelmente entrará na lista dos meus favoritos.
Boas leituras que eu agora vou começar a ler
Em Chamas :)