sábado, 31 de agosto de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 2

Dia 2 -  Um livro lido mais do que 3 vezes

Não vou escolher nenhum do Harry Potter porque haverá muitas outras categorias em que vou falar deles. É inevitável, meus caros. As palavras da Joanne Rowling correm-me nas veias.
Só para perceberem. Quando leio, falo, penso, vejo, sinto, whatever, relacionado
com HP é como se comesse um destes bolos...
Por isso, o dia de hoje é para a Academia de Vampiros de Richelle Mead, mais especificamente para o 3º volume, O Beijo das Sombras. Sinceramente já perdi a conta às vezes que li esta saga, devem ter sido tantas como as do Harry Potter, e este volume em especial, o meu preferido de toda a coleção.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 1

Dia 1 - Melhor livro lido no ano passado

É difícil lembrar-me dos livros que li exatamente no ano passado. No entanto, sei que foi no Verão do ano passado que comecei a ler As Crónicas de Gelo e Fogo. Assim sendo, o melhor livro que li deve ter sido A Muralha de Gelo de George R.R. Martin, já que A Glória dos Traidores já foi lido este ano.

30 Day Book Challenge

Já há algum tempo que queria começar um Book Challenge, mas ou havia certas categorias que não gostava muito e por vezes a vontade também não era muita. Hoje finalmente decidi-me a faze-lo. Apresento-vos o 30 Day Book Challenge! (Retirado do tumblr)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aquisições #9

Estas minhas novas aquisições para a minha estante foram oferecidas pelos meus amigos no meu aniversário. Sim sim, acabei de fazer 19 aninhos na sexta-feira passada.
Calma! Vamos só observar esta imagem por uns minutos. Alguém consegue encontrar o erro?
O Snape está a sorrir!!
E como bons amigos que são sabem exatamente aquilo que quero, o que também não é muito difícil. As novas aquisições são então A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos de George R.R. Martin e um Diário de Leituras da Bertrand. Obrigada pessoal :)

Boas leituras :)

sábado, 24 de agosto de 2013

Livros do Momento #15 e Páginas Emprestadas #3

Bem e é com este livro da Bea que vou acabar a trilogia de A Cidade das Sombras, neste terei as confirmações do que penso do último livro.


Sinopse:
Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia Os Instrumentos Mortais - obra que figura na lista de sucessos literários do New York Times.Caçadores de Sombras é o título da trilogia que começa com A Cidade dos Ossos, com uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.
Espero que gostem :)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Spirit Bound" de Richelle Mead - Opinião

Podem ler aqui a sinopse.
Nas férias reli este livro talvez pela 5ª vez. É mais um excelente volume da saga Academia de Vampiros. Atenção, esta opinião conterá spoilers deste e dos dois volumes anteriores.
Tenho um amigo que diz que a Richelle é previsível. Concorda comigo quando diz que a transformação do Dimitri em Strigoi, no 3º volume, não era previsível. Mas depois afirma que todo o 4º volume é previsível, a busca da Rose e o objetivo de o matar, encontrá-lo tão facilmente, "matá-lo" e afinal ele não estar morto pois não faria sentido haver mais 2 volumes sem Dimitri. Até certo ponto concordo com ele. A vida/morte do Dimitri é um ponto um pouco previsível, no entanto, a previsibilidade da escritora termina aí. Não sei se já se aperceberam mas "previsível" é a palavra do dia. E a relação Rose/Dimitri não é o foco principal da saga, é apenas um de vários planos. A história principal é a história da Rose, os seus treinos para se tornar uma guardiã, a amizade por Lissa, mas claro que o amor por Dimitri está presente, era impossível se não estivesse.
Agora a opinião deste 5º volume. A Rose está de volta à Academia depois da sua viagem pela Russia, e recebe, finalmente, a sua tatuagem de promessa como guardiã. Ela viaja, juntamente com os Moroi e Dhampir graduados, para a Corte. No fim do último livro ficámos a saber que o Dimitri está vivo e atrás da Rose, mas também tivemos conhecimento de uma história de que os usuários de espirito eram capazes de curar os Strigoi. A Rose obviamente não deixa escapar essa pequena esperança de trazer Dimitri de volta, nem que para isso tenha de invadir uma prisão Moroi de alta segurança e ajudar Victor a fugir. O irmão de Victor, Robert, é um usuário de espirito que diz ter curado um Strigoi. Rose recusa que Lissa tente restaurar a humanidade de Dimitri pois isso significaria que a vida de Lissa estaria em perigo. Aqui entra a tal previsibilidade, Lissa consegue apunhalar o Dimitri com uma estaca encantada com o espirito e devolver-lhe a sua alma. No entanto, para calar quem diz que isto é  sempre previsível, o Dimitri recusasse a ver a Rose e diz-lhe que já não a ama, para além disso ela namora com o Adrian. Nem toda a gente acredita que Lissa foi capaz de transformar um Strigoi num Dhampir encontrando-se por isso Dimitri preso. Na Corte nem tudo são águas de Rosas, uma lei chocante para os Dhampirs foi aprovada, alguém da realeza é assassinado e alguém enfrentará um julgamento por homicídio que levará à sua provável execução.
É um livro à altura do anterior, um livro com ação e com muitas revelações chocantes. A Rose continua aquela personagem destemida, sem papas na língua, sarcástica e com um humor único. Faltou um bocadinho do Christian neste livro, em parte pelo estado da sua relação com a Lissa. O Eddie é uma personagem que vai ganhando cada vez mais o seu lugar na série. A Rainha Tatiana é uma personagem que podemos conhecer melhor neste livro. Quanto ao Adrian, será sempre o Adrian. Academia de Vampiros continua a ser a minha saga de vampiros preferida e continuo à espera de algo que a derrube do nº1 no pódio dos vampiros.

Boas leituras :)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

100º Post!

É verdade! Este é o post número 100 do Esmiuçar.
É um momento muito especial para mim. Gostaria de agradecer à minha família, por me darem casa e um quarto onde às vezes escrevo os meus posts, há e comida! É sempre preciso comida. Gostava de agradecer ao IKEA, cerca de 80% da mobília do meu quarto é de lá e estou a escrever estas palavras sentada numa cadeira do IKEA sobre uma mesa do IKEA. À Apple que fez o meu mac, sem ele nada disto seria possível. Ao Bill Gates por ter inventado o Microsoft Word, no qual escrevo, por vezes, os posts antes de os passar para o blog. À Carina que uma vez por ano publica algo no blog, acho que até agora foram 2 posts, muito bem Caca, eu e a Vi estamos-te imensamente gratas, és a força motora deste blog :p Um enorme agradecimento ao Blogger, afinal sem ele não haveria blog, pelo menos este blog... Aos meus amigos que, por vezes, ok, muitas vezes, reviram os olhos quando não paro de falar de livros e só têm vontade de me mandar calar. Aos escritores que escrevem livros fantásticos e aos escritores que escrevem livros não tão fantásticos. À Vilma, à Vilma e à Vilma. E por último a vocês que me passaram a ter de aturar na blogosfera ;)
Agora, deixando-me de tretas que ninguém quer saber. Para comemorar, nós em parceria com a Chiado Editora, temos um passatempo para vocês. E se se estão a perguntar o que podem ganhar, eu respondo que é o livro Crime no Hotel de Tiago Moura. Podem ler aqui a sinopse onde também encontrarão as respostas às 2 perguntas obrigatórias. Para além de responderem a essas 2 perguntas terão ainda de ser seguidores ou fãs do facebook e de deixar um e-mail válido para posterior contacto. O passatempo termina no dia 31 deste mês e o vencedor será anunciado no dia 1 de Setembro.

a Rafflecopter giveaway

"May the odds be ever in your favor!"

"Desaparecidos" de Michael Grant - Opinião

Sinopse aqui.
Comecei a ler este livro com algumas expectativas. Posso dizer que foram satisfeitas mas não que as excedeu. É um livro interessante, se bem que este adjetivo é sempre um pouco vago. 
Em Perdido Beach desapareceram todos os adultos, ou melhor todos com idades superiores a 15 anos. E se inicialmente as crianças pensam que esta é a melhor noticia do mundo, afinal não existem professores, nem pais a chatear, rapidamente se apercebam que não é assim tão bom, os pais que os chateavam também eram quem eles mais amavam, e com eles desapareceram os médicos, os bombeiros, os policias e todas as pessoas necessárias para a sociedade. Com este desaparecimento surge também uma barreira, que delimita a então apelidada de ZRJ - Zona Radioativa Juvenil. Coisas estranhas começam a acontecer, para além do desaparecimento e da barreira, alguns miúdos começam a desenvolver certos poderes, a sofrer mutações.
Sam é um dos rapazes que vivia em Perdido Beach com a mãe, depressa nos apercebemos que é um líder embora não o queira assumir, a não ser em situações criticas. Ao contrário do seu irmão, Caine, que dado o seu grande poder declara-se o Intrépido Líder. Achei o Caine uma personagem bastante interessante, a par da sua aliada Diana. Já Drake é uma personagem que desperta apenas ódio, e só desejamos que depressa desapareça. Astrid tem a seu cargo o pequeno Pete, o seu irmão autista, que desenvolveu um grande papel no que diz respeito ao desaparecimento dos adultos.
No geral gostei do livro. A escrita é o que se pode esperar de um livro mais juvenil, nada muito elaborado, mas também não é muito infantil. Adorei a ideia do nome de cada capitulo servir como cronometro para o iminente desaparecimento de Sam, e consequentemente Caine, que fazem 15 anos e supostamente irão desaparecer. Algumas questões foram deixadas em aberto para o próximo volume, estou curiosa para saber o que irá acontecer na ZRJ, afinal como o nome do próximo volume, Fome, indica, os recursos alimentares são escassos.

Boas leituras :)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Estou de regresso!


A má noticia é que acabaram as Férias...
A boa noticia, estou de volta ao blog! :D
Dos livros que levei comigo li Desaparecidos, reli Spirit Bound e comecei o Despertar das Trevas, em breve postarei a minha opinião em relação aos dois primeiros.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Páginas Emprestadas #2 e A Cidade das Cinzas - Opinião

Bem depois de ler A Cidade dos Ossos ficou claro que ia continuar e ler até porque tinha ficado um pouco entusiasmada com a relação de Jace e Clary apesar de serem irmãos. Então a Bea emprestou-me o seguinte, A Cidade das Cinzas, o qual ela já leu e já aqui deu a sua opinião (ver aqui).


Opinião:
Como a Bea já fez um resumo extenso sobre este livro com bastantes pormenores não vale a pena estar aqui a repetir-me, vou dar apenas a minha opinião.
Bem desde já tenho que dizer que concordo com o que a Bea disse de achar que Jace e Clary não são irmãos, acho que foi uma coisa que se tornou bastante clara neste livro que só irá ser desvendado no próximo, assim como é quase certo que no final acabam juntos enquanto casal.
Um livro com a sua dose de mistério que não sei bem porquê no início custa sempre a ler, parece que a história não está nem parece ficar interessante, só perto do meio do livro é que realmente aparece aquele bichinho do querer continuar a ler e saber o que vai acontecer. E acho que o que me chama mesmo para o continuar a ler é mesmo a relação de Jace e Clary, aliás acho o Jace um pouco fascinante que de certo modo não me deixa desistir de ler o livro. Acho o Jace enquanto personagem muito bem construído e pensado com aquele seu lado rebelde e sensível que nunca lhe acontece nada mas a maneira como a Clary lhe toca no coração e mexe com ele, mas também o amor e proteção que tem com Isabelle, Alec e Max.
Agora é esperar até estar com a Bea para me emprestar o próximo livro ;)
Espero que gostem :)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Autor do Mês - Dorothy Koomson

Bem já hoje é dia 12 e ainda não publicámos o autor do mês de agosto, desde já peço desculpas por isso mas só agora reparei que já estávamos num outro mês e que não tínhamos decidido qual seria o de agosto. Como a Bea está de férias serei eu a decidir e escolhi...
 


Dorothy Koomson nasceu em Londres em 1971 e é uma romancista contemporânea inglesa.
Koomson tem duas licenciaturas em Psicologia e Jornalismo e tem escrito para uma série de revistas femininas e jornais. Koomson passou dois anos a morar  em Sydney e atualmente está de volta a Londres. 
Apaixonada desde sempre pela palavra escrita, Dorothy Koomson escreveu o seu primeiro romance aos 13 anos. A filha da minha melhor amiga foi o seu livro de estreia em Portugal. A história comovente de duas amigas separadas pela mentira e unidas por uma criança encantou os leitores portugueses. Pedaços de ternura, Bons sonhos, meu amor, O amor está no ar e Um erro inocente foram igualmente bem-sucedidos, consagrando a autora como uma referência para as leitoras portuguesas.
 
 
 
Website da autora pode ser visto aqui.
Facebook Dorothy Koomson Portugal pode ser visto aqui.
 
 
Espero que gostem :)



A Filha da Minha Melhor Amiga - Opinião

Sinopse:
A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adote a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.
Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?
Uma viagem dolorosa e comovente de auto-conhecimento, uma leitura de cortar a respiração.
 

Opinião:
Este foi um livro que me surpreendeu bastante pela positiva, aliás gostei muito de o ler e só descansei quando o acabei de ler.
Uma história de duas melhores amigas que devido a uma traição se chateiam e não se voltam a ver até Adele mandar uma carta a Kamryn a dizer que está doente e precisa que esta a visite.
Kamryn hesita mas acaba por ir visitar Adele que lhe pede para adotar a sua filha Tegan já que se encontra numa fase terminal do cancro. Kam no início diz que é impensável mas depois de ver as condições a que Tegan se encontra em casa do avô trá-la consigo e acaba por aceitar em adotar Tegan. Uma fase difícil em que Adele acaba por morrer demasiado cedo e as duas amigas não resolvem os problemas entre si.
Quando Kam volta para sua casa trazendo Tegan para casa tudo na sua vida muda, por ter uma criança de 5 anos a seu cuidado mas também no trabalho onde muda de chefe. Luke Wiseman, o novo chefe de Kamryn, que ao início não simpatiza com Kam. Mas numa altura em que Luke conhece Tegan e estes se tornam amigos o chefe de Kam passa a ser uma visita frequente em sua casa, o que no início não é fácil para Kamryn. Mas com o desenrolar do tempo estes vão-se sentindo atraídos e iniciam uma relação.
Mas como sempre nos livros vem o entrave chamado Nate, ex-noivo de Kam que traiu-a com Adele do qual nasceu Tegan. Pois, como tal, desenvolve-se um grande enredo em volta desta traição que nasceu uma menina da qual ela se torna mãe que é filha do seu ex-noivo e com o qual ela terá de conviver toda a sua vida.
Quando Nate volta a entrar na vida de Kam esta fica demasiado insegura com Luke e com um grande dilema de passado e presente.
Com quem será que Kam acaba no final? Pois bem para o descobrirem terão de ler o livro porque não o posso revelar já que foi uma das coisas que mais me prendeu à história. Só digo que para mim acabou muito bem ;)
 
Espero que gostem :)
 

sábado, 10 de agosto de 2013

As tão esperadas férias

Irei agora mesmo de férias! Finalmente!!

Provavelmente não conseguirei postar nada por aqui. Levo comigo Desaparecidos, Nas Trevas da Noite, A Queda dos Gigantes e Spirit Bound.

Não sei se a Vilma irá deixar por aqui alguma coisa, mas da minha parte até dia 19 :p 
Boas leituras :)

"O Mar de Ferro" de George R.R. Martin - Opinião

Finalmente terminei de ler mais um fantástico livro do Martin. Este volume teve uma melhoria bastante considerável em relação ao anterior. Podem ler aqui a sinopse.
Tal como esperava, Jaime foi uma das personagens cujos capitulos mais ansiava por ler. A promessa que fez a Catelyn e que tem intenção de cumprir, o seu desapego cada vez maior pela irmã Cersei, e uma honra que está a começar a aparecer onde antes não existia. Quanto a essa honra não tenho a certeza se se pode chamar mesmo de honra, e não será mais adequado dizer que tem uma ideia de justiça que nem todas as personagens têm. Conseguiu conquistar Correrio como parte do seu dever mas não levantou qualquer espada contra os Stark nem contra os Tully.
Já Brienne era aquela personagem que cada vez que via o nome dela me fazia revirar os olhos. A demanda dela não me estava a interessar nada, ou porque ia exatamente pelo sentido contrário ao que devia ou porque os seus companheiros de viagem não eram propriamente as personagens mais interessantes. No entanto, quando ela encontrou Gendry o meu interesse despertou, tive esperança que acabassem por falar da Arya, isso não aconteceu, foi algo melhor ainda. Brienne descobriu que a Coração de Pedra era nada mais do que a sua Senhora, Catelyn. Esta não estava propriamente feliz com ela, acreditava que a Brienne a tinha traído em favor de Jaime. Como tal, fez-lhe um ultimato, ou Brienne matava Jaime ou lhe fariam um laço ao pescoço. Brienne recusou-se e foi enforcada, Martin diz que ela pronunciou uma única palavra ao morrer, não tenho qualquer duvida que tenha sido o nome de Jaime. Não queria que ela morresse, tinha esperança que adquirisse outro rumo na história, um ao lado de Jaime.
Sam chegou a Vilavelha, pelo caminho quebrou os seus votos com Gilly e foi convencido pelo falecido Meistre Aemon de que Daenerys era a única esperança, levando essa informação a uma Arquimeistre da Cidadela.
Arya continua em Bravos a servir, uma personagem que continuo a adorar pela sua garra, por tudo o que viveu e assistiu, pela sua coragem, uma personagem que me faz ansiar pelos seus capítulos, embora que poucos.
Em Davos descobrimos algo fantástico, a Princesa Arianne e o seu irmão Quentyn estavam prometidos a Viserys e Daenerys. É por isso, que Quentyn tinha sido visto no outro lado do mar, deverá ir ao encontro da sua prometida. Arianne não tem tanta sorte uma vez que Viserys morreu com um coroa de ouro. Fiquei admirada com esta noticia, mas gostei bastante deste rumo que a família Martell adquiriu. Não são dados muitos pormenores em relação ao estado de saúde da Princesa Myrcella.
Quem também se dirige para junto de Daenerys é Victarion Greyjoy que a pedido do irmão irá buscar a sua futura esposa. Não está à espera é que ele a queira para si como vingança.
Cersei, Cersei. Como eu te odeio. E como eu adoro o que te aconteceu. A querida Rainha queria livrar o seu querido filho da sua esposa, e o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Viu-se destituida do que tinha e está a aguardar um julgamento que não parece ter um bom prognóstico. Quando pede ajuda ao seu irmão este ignora-a. Só tenho uma palavra: Adoro!
Agora o jogador mais perigoso da Guerra dos Tronos, Petyr Baelish. Eu odeio esta personagem (nunca me irei esquecer de que foi ele que traiu o Ned), mas gosto que ele queira devolver o Norte a Sansa. Bem sei que não é uma atitude altruísta, ele fá-lo porque também será bom para si. No entanto, a forma intrincada como constrói as suas teias é simplesmente excelente. Já a relação desenvolvida entre o pequeno Robert e Sansa é hilariante.
Mais uma vez Martin conseguiu deixar-me ansiosa por ler o próximo volume.

Boas leituras :)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Páginas Emprestadas #1

O acto de emprestar é reciproco, por isso, neste momento tenho 3 livros, que me emprestaram, na pilha, bastante enorme por sinal, de livros por ler. 
Dois dos livros foram emprestados pela Vilma, Nas Trevas da Noite de Deborah Harkness (opinião aqui) e A Queda dos Gigantes de Ken Follet (sinopse aqui). O outro livro não conhecia até me chegar às mãos, quem mo emprestou gostou imenso da coleção e está ansiosa para que o próximo volume saia.  Chama-se Desaparecidos de Michael Grant e pertence à coleção bestseller Gone (Desaparecidos).
Sinopse:
Num abrir e fechar de olhos, todos desapareceram.
Todos menos os mais novos: os adolescentes, os alunos dos primeiros anos, as crianças pequenas. Não ficou um único adulto. Não havia professores, nem polícias, nem médicos, nem pais. Como também de repente deixou de haver telefones, internet e televisão. Nenhuma maneira de perceber o que se tinha passado. Nenhuma maneira de pedir auxílio.
A fome é uma ameaça. A lei é imposta pelos mais fortes. Uma criatura sinistra aguarda na sombra a sua oportunidade. Os animais sofrem mutações. O mesmo acontece com os próprios adolescentes – que adquirem poderes estranhos, inconcebíveis, mortíferos –, que se vão desenvolvendo e afirmando de dia para dia. Um terrível mundo novo. Definem-se facções, o confronto é inevitável. Os miúdos da cidade contra os meninos ricos. Os mais fortes contra os mais fracos. Os que têm poder contra os que não o têm. E o tempo escoa-se inexoravelmente. Todos, sem excepção, estão condenados a desaparecer no dia em que completarem quinze anos.

Então, alguém já leu este livro? Aconselham a leitura?

Boas leituras :)