sábado, 30 de março de 2013

Blog de Outro Mundo (Selo)


Parece que andamos na época dos selinhos. O Esmiuçar recebeu mais um selinho, desta vez oferecido por dois blogues de outro mundo A Thousand LivesA Corte dos Livros. Muito obrigada à Monica e à Mira.
As regras deste selo são:
1) Colocá-lo no teu blog;
2) Referir o link de quem te enviou;
3) Dizer quais são as três coisas que mais gostas num livro e as três que mais odeias;
4) Passar o selo a 5 (ou mais blogs) que consideres de outro mundo.

Coisas que adoro num livro:
1. Uma história envolvente, que me prenda por completo, me faça sonhar quer acordada quer a dormir com a história, ficar ansiosa com o futuro das personagens, e não descanse enquanto não acabar o livro.
2. Para o ponto 1 se concretizar têm de existir personagens muito bem construídas tal como o meio onde a história se desenrola.
3. Um par romantico com química, com carisma, que cresce com o tempo.

Coisas que odeio num livro:
1. Final com pontas soltas, gosto do enredo principal com as pontas bem apertadas. Agora, se for publicada uma série spin-off ou a continuação de uma saga, não há problema em algumas coisas secundárias não ficarem esclarecidas porque serão desenvolvidas no próximo volume.
2. Titulo e capa que não tenham nada a ver com o livro.
3. Quando começam a enrolar, "fazer render o pão", principalmente em séries com muitos volumes em que apenas os primeiros 4 e os 2 últimos tem algum contributo para a história e algum interesse.

Blogs a quem passo este selo: (espero que ainda não tenham recebido)

terça-feira, 26 de março de 2013

Desafio Arco-Íris: Cores do Romance (Selo)


E o Esmiuçar recebeu mais um selo (salto e grito de alegria :p ). Desta vez foi oferecido pela querida Mónica Silva do blog A Thousand Lives, muito obrigada, aproveitem para dar uma vista de olhos neste fantástico blog,  sempre com opiniões literárias muito boas :)
As regras deste selo são:
1) Referir quem deu o selo;
2) Postar uma foto de uma pilha de livros com as cores do arco-íris;
3) Passar o selo a 10 blogs super-hiper-mega coloridos!


Violeta: A Herdeira de Sombras, de Anne Bishop
Índigo: O Mago Aprendiz, de Raymond E. Feist
Azul: A Viagem do Caminheiro da Alvorada, de C. S. Lewis
Verde: A Tormenta das Espadas, de George R. R. Martin
Amarelo: O Telescópio de Âmbar, de Philip Pullman
Laranja: Harry Potter e os Talismãs da Morte, de The Queen J. K. Rowling
Vermelho: Eldest, de Christopher Paolini

E os 10 blogs a quem eu passo o selo são:

Boas leituras :)

segunda-feira, 25 de março de 2013

A não perder #2


O que as pessoas leem no comboio


Antes e após um dia de universidade existe sempre uma viagem de comboio. Nestas longas viagens, cerca de 50min, ou se leva um livro na mala, ou se tem companhia, ou damos por nós a ouvir conversas alheias (algumas bem engraçadas, por certo)...
No outro dia, dei por mim sem as duas primeiras coisas, resultado, fiquei a observar quem estava no comboio. Até que me deparei com um rapaz a ler Crónicas do Gelo e do Fogo, mais especificamente a Fúria dos Reis. Tenho a dizer que é uma coleção que frequentemente se vê pessoas a ler, quer sejam miúdos ou graúdos. E existem duas reações possíveis, pelo menos comigo é assim, se se trata de um volume que já li tenho de morder a língua para não contar spoilers, se é um volume que ainda não li, morro de curiosidade para saber o que está a acontecer em Westeros, neste caso.
E foi nessa altura que me surgiu a ideia para uma nova coluna do blog, “O que as pessoas leem no comboio”. Então funcionará assim, todos os dias (pelo menos assim tentarei) farei um post sobre um livro que tenha visto alguém a ler. Colocarei uma sinopse e caso já tinha lido darei a minha opinião. Se não tiver lido gostarei de saber a vossa. Será uma forma de descobrir livros que podemos não conhecer. Em simultâneo haverá um top dos livros mais lidos no comboio. Obviamente este top conterá apenas os livros que eu vejo pessoas a ler, não será algo completamente fiel à realidade. Na minha carruagem poderão ir 3 pessoas a ler George Martin e em todas as outras carruagens em circulação  não ir nenhuma. Mas penso que dará para ter uma ideia do que as pessoas preferem, e do que atualmente mais se lê.
O que acham? Gostaram da ideia? Deixem um comentário com a vossa opinião.
Boas leituras :)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Aquisições #1

Após uma larga ausência minha, aqui estou novamente. A faculdade não permite muito mais, mas vou tentar fazer posts mais regulares.
Ontem adquiri 2 livrinhos novos, e são mesmo livrinhos, são de bolso. 2 fantásticos clássicos, mas desta vez arrisquei e decidi comprar em Inglês... Espero que corra bem e não me arrependa :)
Os livros são nada mais do que "Great Expectations" de Charles Dickens e "Dracula" de Bram Stoker.                        

Boas leituras :)


terça-feira, 5 de março de 2013

"Jardim dos Segredos" de Kate Morton - Opinião

Sinopse:
Uma criança perdida. Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. A mulher misteriosa que prometera tomar conta dela tinha desaparecido sem deixar rasto.
Um terrível segredo. No seu 21º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst, em tempos propriedade da aristocrática família Mountrachet.
Uma herança misteriosa. Com o falecimento de Nell, a neta Cassandra recebe uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Elisa Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvendar a verdade sobre a sua família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.
Opinião:
Bem sou sincera que comprei este livro porque estava com 40% de desconto e a capa é atraente mas fiquei rendida e quero comprar o próximo livro desta autora, Kate Morton.
Simplesmente fantástico como a autora nos prende à leitura, a querer descobrir os mistérios, sim porque com este livro não podes dizer que pensas já ter descoberto porque mais à frente tudo o que imaginavas puder ser desaparece.
Uma história que começa em 1913 quando uma menina de quatro anos, chamada Nell, se encontra sozinha num barco rumo à Austrália. Com apenas uma mala branca com um livro de contos de fadas de Eliza Makepeace. E é assim que toda a história se começa a desenrolar para desvendar este mistério.
É quando o pai adoptivo de Nell morre que este lhe dá a mala branca e esta parte rumo a Inglaterra para descobrir as suas origens. Mas, é em 2005, quando Nell morre, que a sua neta Cassandra descobre que a avó lhe deixou uma casa em Inglaterra e esta decide fazer a mesma viagem que Nell tinha feito à tanto tempo atrás e perceber o que a avó não conseguiu descobrir.
O livro inclui três contos infantis do livro de Eliza Makepeace que se encontrava na mala branca de Nell e que vão ajudar Cassandra neste mistério uma vez que funcionam como metáforas para o enredo principal.
A autora começa com um excerto de Eliza Makepeace de "A Trança das Fadas":
"-Dizei-me porque deverei trazer três fios de cabelo da Rainha das Fadas - perguntou o jovem príncipe à velha. - Porque não qualquer outra quantidade, porque não dois ou quatro?
A velha inclinou-se para a frente, sem interromper a fiação.
-Não há outro número possível, meu filho. Três é o número do tempo, não falamos nós de passado, presente e futuro? Três é o número da família, não falamos nós de mãe, pai e filho? Três é o número das fadas, pois não as procuramos nós no carvalho, no freixo e no espinheiro?
O jovem príncipe anuiu, pois a sábia velha estava certa.
-Por conseguinte, também eu preciso de três fios, para tecer a minha trança mágica."
Espero que gostem :)


sexta-feira, 1 de março de 2013

Autor do Mês - José Rodrigues dos Santos

E o autor do mês de março é José Rodrigues dos Santos.


 

José Rodrigues dos Santos nasceu a 1 de abril de 1964 em Moçambique. Abraçou o jornalismo em 1981, na Rádio Macau, tendo ainda trabalhado na BBC e sido colaborador permanente da CNN.
Doutorado em Ciências da comunicação, é agora professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP. Trata-se de um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.
Desde 2004 que todos os anos publica um novo livro.




O autor tem o seu site oficial www.joserodriguesdossantos.com.

Espero que gostem :)