sábado, 28 de dezembro de 2013

"A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo" de Stieg Larson - Opinião

Antes de começar a falar sobre o que achei do livro tenho de partilhar algo, a reação universal das pessoas quando me perguntam o que ando a ler. Então, eu ando com a minha capa para o livro, daí não se ver a sua capa e consequentemente o nome, autor e etc. Então, os meus amigos vêm pelo volume que o livro já mudou, e perguntam-me, “Qual é agora o livro?”, ao que eu respondo, “A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo”, isto quando eu própria não me troco e digo, “A Rapariga que Sonhava com um Fósforo e uma Lata de Gasolina”. Ainda eu não acabei de dizer o titulo e já estão a olhar para mim como quem diz, “Estás a brincar comigo, certo? Isso é mesmo o titulo de um livro?”. Sim pessoal, é mesmo o titulo do livro, invulgarmente longo e talvez um pouco creepy, mas o titulo de um livro.
Passando à frente o meu desabafo... Como anteriormente tinha dito, eu já tinha começado a ler este livro e por sabe se lá qual motivo não tinha terminado. Agora, depois de terminada a leitura, só me pergunto “Beatriz Moleirinho, como raio conseguiste parar de ler este livro. Pior, como conseguiste parar de ler exatamente naquele ponto em que tudo está prestes a se revelar?” (sim, porque eu marquei o livro na página em que parei). 
O livro é uma boa sequela do volume anterior, o que foi adaptado para a grande tela. Neste, Lisbeth Salander vê-se envolvida como suspeita de homicídio de 3 pessoas, o seu tutor que no livro anterior tinha ganho a bela de uma tatuagem, e um casal que se preparava para lançar um livro onde denunciaria o Negócio do Sexo. Adivinhem quem iria publicar esse livro, nada mais nada menos do que a Millennium de Mikael Blomkvist. Mikael acredita na inocência de Lisbeth e tentará prova-la, descobrindo assim o porque de ela ser como é, o porque de ter um tutor, ...
Resumindo, é um livro que não decepciona, um livro que deixa um final em aberto para a leitura do último volume da trilogia. Só não o agarrei imediatamente após ter terminado este porque não quero acabar a triologia fantástica criada por Stieg Larson.

E vocês, já leram algum volume desta trilogia?

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Livros do Momento #30

Ontem não publiquei a sinopse do Êxtase por isto mesmo, é o livro que ando agora a ler, e assim escusam de levar 2 vezes com a sinopse ;) Não sei se já conhecem a coleção Anjos Caídos, eu recomendo-a para quem gosta de romances paranormais.
Sinopse:
Mels Carmichael, jornalista do Caldwell Courier Journal, apanha o maior choque da sua vida quando um homem se atravessa à frente do seu carro junto ao cemitério local. Depois do acidente, a amnésia dele é o tipo de mistério que ela gosta de solucionar, mas em breve descobre que o passado é demasiado misterioso... e que está a apaixonar-se pelo estranho. Enquanto as sombras oscilam entre a realidade e o outro mundo, e a memória do seu amante começa a voltar, os dois aprendem que nada está realmente morto e enterrado. Em especial quando se está preso numa guerra entre anjos e demónios. Com a alma em jogo, e o coração de Mels em risco, o que irá ser preciso para salvar ambos?

Boas leituras, Esmiuçadores ;)

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Aquisições #14

As minhas novas aquisições foram prendinhas de Natal :D Este ano recebi 2 livros que constavam da minha extensa lista, Êxtase (Anjos Caídos #4) da J. R. Ward e A Cidade Dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4) da Cassandra Clare. Quanto ao último ainda tenho na minha estante A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3) por ler, mas que a Vilma já leu e poderão ver aqui a opinião.
Sinopse A Cidade dos Anjos Caídos:
A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de regresso a casa, em Nova Iorque, entusiasmada com o que o futuro lhe reserva. Está em treino para se tornar uma Caçadora de Sombras e saber usar o seu poder único e a mãe casar-se com o amor da sua vida. 
Os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras estão, finalmente, em paz. E, acima de tudo, Clary já pode chamar «namorado» a Jace.
Mas tudo tem um preço. 
Anda alguém a assassinar os Caçadores de Sombras que pertenciam ao círculo de Valentine, provocando tensões entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras, o que pode levar a uma segunda guerra sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la. Descubra o porquê.

Espero que o vosso Natal tenha sido cheio de livros. Boas leituras :)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Natal a todos e que recebam muitas prendas, de preferência livros ;p
 
Natal

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 21

Dia 21 - O primeiro romance/novela que me lembro de ler

Bem, há bastante tempo que não pegava neste desafio. A categoria que se segue é uma bem fácil. A primeira "novela" que me lembro de ler é Harry Potter. Não me digam que não estavam à espera! ;)

Boas leituras

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

I'm back! Livros do Momento #29 Aquisições #13

Bem, estou de volta, caso ainda não tenham reparado, ou não tenham dado sequer pela minha ausência. Agora que a faculdade vai entrar num pequeno hiatus (tecnicamente não existe nenhum hiatus porque agora "é que a coisa vai pegar" com as frequências) vou ver se atualizo todas as opiniões que tenho em atraso e se finalmente acabo o 30 Day Book Challenge, que de 30 dias já não tem nada, faz hoje precisamente 102 dias desde que eu comecei com o desafio...
Quanto às minhas leituras terminei o livro do Stieg Larsson e comecei a reler o Last Sacrifice da Richelle Mead, e sim eu tinha livros na minha estante para ler que ainda não li mas estão a ver aquela vontade que às vezes vos dá para ler determinado livro? Pronto, foi exatamente isso que me aconteceu.
Quanto a aquisições tenho andado bastante moderada, até já me disseram que entretanto iria para a rehab. No entanto, no outro dia cedi à tentação e trouxe um livro para casa, para juntar à pilha já bastante vasta, foi o Grande Gatsby, eu juro que o livro não parava de olhar para mim e me implorar para eu o trazer...

Espero que tenham tido boas leituras :)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Autor do Mês - Kate Morton

Bem desde já peço desculpa pela falta de publicações mas andamos as duas com muitas coisas que fazer e temo-nos desleixado um pouco.
E então o autor do mês de dezembro é Kate Morton.



Kate Morton cresceu nas montanhas do Sudoeste de Queenland, na Austrália. Licenciou-se em Teatro e, mais recentemente, em Literatura Inglesa. Kate vive com o marido e os dois filhos em Brisbane, num palacete do século XIX repleto de mistérios. As horas distantes é o seu terceiro romance, depois do sucesso internacional obtido com O Segredo da Casa de Riverton e O jardim dos segredos. Os seus livros estão publicados em 31 países.

Eu pessoalmente já li o "O Jardim dos Segredos" e adorei quero ver se consigo ler os outros livros. Se quiserem podem ler a minha opinião aqui.

E ainda podem ver o seu site oficial aqui.



 
Espero que gostem :)


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Livros do Momento #28

Já tinha começado a ler A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo, há uns anitos atrás, na altura em que saiu o filme Os Homens que Odeiam as Mulheres, a adaptação do primeiro livro desta trilogia, Millennium, de Stieg Larsson. No entanto, não sei bem porque deixei o livro a meio, e até era um livro que estava a gostar bastante, assim, comecei na segunda-feira a relê-lo.
Sinopse:
Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo: Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe.

Boas leituras :)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"Madame Bovary" de Gustave Flaubert - Opinião

Madame Bovary é um clássico literário do século XIX, como tal, é necessário ter em consideração que praticamente todos os temas abordados por Flaubert são tabus da sociedade. A ousadia de Gustave Flaubert ao escrever sobre adultério, negligência médica, suicídio, etc, foi o que levou a que este clássico fosse alvo de tanta polémica na sociedade burguesa francesa da época. Polémica que levou à sua presença em tribunal, acusado de crimes como a ofensa à moral e à religião. Hoje em dia, esta obra é considerada a primeira da literatura realista, porque embora seja fictícia retrata muito bem a realidade da época.
Emma é uma provinciana que casou com Charles Bovary, um médico que ficou recentemente viuvo da sua primeira esposa. Emma é uma ávida leitora de romances, pensava, assim, que ia encontrar na sua vida de casada aquilo que as protagonistas dos seus livros encontram. Uma vida de paixão, no entanto, vê-se presa numa sociedade burguesa mediocre que não a satisfaz, uma rotina e um quotidiano que a enfastiam. Então, tenta procurar esse amor, que não conseguiu no casamento, com outros homens. Esta infidelidade em relação ao marido não termina no adultério, Emma cria dividas atrás de dividas que levarão à ruína da sua família e consequentemente a um fim trágico.
O grande forte desta obra de Flaubert é a descrição psicológica das personagens. Emma é uma personagem fisicamente bonita, o que se pode aperceber através do interesse que desperta em vários homens, porém, é moralmente corrupta e não consegue aceitar e apreciar as realidades da vida, o que leva aos seus problemas psicológicos e no fim ao seu suicídio. Charles representa as características da sociedade que Emma detesta, é incompetente, estúpido e não tem imaginação, não consegue ver para além da realidade, todavia, é a personagem que representa a moralidade. Homais foi uma das personagens que mais gostei, é ele que critica o clero e que passa no final do livro uma mensagem bastante importante: depois da morte de Charles e de Emma, Homais tem sucesso na vida e recebe um prémio, mostra-nos assim um dos aspetos daquela época mas também da atualidade, que a mediocridade e o egoísmo, muitas vezes, levam mais longe do que aqueles que vivem apaixonadamente e tentam ser excepcionais (Emma) ou aqueles que vivem humildemente e tratam os outros com generosidade (Charles).

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que as pessoas leem no comboio #16

No Domingo estive com o livro O Professor, de Charlotte Brontë, nas mãos para comprar. Curiosamente ontem estava um senhor a lê-lo no comboio, daquelas coincidências da vida.
Sinopse:
O Professor dá-nos a conhecer a história de William Crimsworth, professor num colégio interno para raparigas na Bélgica. Narrado na primeira pessoa, este romance convida-nos a acompanhar a "educação sentimental" do jovem Crimsworth, que sobrevive à orfandade e à penúria e viaja até à Bélgica à procura de uma oportunidade para fazer valer os seus conhecimentos e boas maneiras. No colégio interno para raparigas, um meio onde nem toda a gente é aquilo que parece, o protagonista vive a ilusão e o desgosto de uma paixão não correspondida. 
No entanto, a sua coragem, persistência e religiosidade acabarão por fazê-lo descobrir, após alguns enganos e desencontros, o verdadeiro amor.

Há alguém que já tenha lido e recomende?

domingo, 17 de novembro de 2013

Livros do Momento #27

Antes de mais tenho de pedir desculpa, a todos os Esmiuçadores que seguem o blog, pela falta de publicações/atualizações. Não me crucifiquem! Mas se tiverem mesmo necessidade disso, posso deixar a minha morada e o meu número de telemóvel, assim, poderão perseguir-me, encher-me a caixa de correio e o telemóvel com ameaças de morte e qualquer outra coisa que acharem pertinente. 
Só vos pedia para tentarem não danificar os meus livros, vocês entre muitas pessoas entendem o quanto eles significam.
Estando o pedido de desculpas feito regresso ao tema do post. Basicamente continuo ainda a ler  Madame Bovary, o que se passa com o livro não é o facto de ser desinteressante, porque não o é, mas sim tratar-se de um livro de comboio, ou seja, eu só o leio quando estou nas minhas viagens de e para a faculdade.
Entretanto, terminei o livro da Karen Rose que publiquei aqui e comecei outro que também já acabei. Este outro era Have you seen her? também da Karen Rose. Posteriormente deixarei a minha opinião a estes livros. Agora, irei começar a ler I'm Watching You, como devem calcular é da mesma autoria.
Sinopse:
Special Agent Steven Thatcher has a lot on his hands. Not only is there a serial killer on the loose, stalking area high schools, but Steven's teenage son Brad is suddenly acting up and failing in school. His schoolteacher, Jenna Marshall, is also worried about Brad. As their conversations about the troubled teen increased and grow more intimate, Jenna and Steven soon find they're falling for each other, though they tread cautiously as both carry hidden wounds of their own. Their situation turns even more dangerous when Jenna finds herself on the twisted path of the serial killer Steven is investigating.
Sinopse:
Star prosecutor Kristen Mayhew has a dangerous secret admirer. He seems to know her every thought, her every move. He sends her letters. And he kills the criminals she herself is powerless to stop. This avenger even knows Kristen's deepest secret - the one that has kept her from surrendering her heart to Abe Reagan, the police detective sworn to protect her. 
Like Kristen, Reagan is haunted by the loss of something precious that can never be regained. But in the shadow of a calculating serial killer, the two turn to each other and dare to rediscover passion... even as the messages and vicious murders continue. Even as the killer's thrist for retribution makes Kristen a target for murder.

sábado, 9 de novembro de 2013

"Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo" de Rick Riordan - Opinião

Percy é um rapaz de 12 anos com dislexia, défice de atenção e hiperatividade, atualmente estuda na Academia Yance, um colégio interno para crianças como ele, crianças problemáticas. No entanto, Percy descobre que não é um rapaz qualquer, é um mestiço, filho de um dos 3 grandes Deuses, Poseidon. Descobre-o quando chega ao Acampamento para Mestiços, onde encontra outros como ele, o caso de Annabeth e Luke, mas o acampamento não é apenas habitado por mestiços. Sátiros (como o seu amigo da Academia, Grover), Centauros, Ninfas, etc, são outras espécies, que Percy conhecia da Mitologia Grega, com as quais se depara sendo reais.
Não muito depois de chegar ao Acampamento, uma chegada um tanto atribulada, que leva à perda da sua mãe, vê-se envolvido numa missão para recuperar o Raio de Zeus. Raio esse que Zeus acusa ter sido roubado por Poseidon, o que poderá causar uma guerra nunca antes vista. Percy parte assim, juntamente com Grover e Annabeth para recuperar o Raio, uma viagem pela qual encontrarão muitas outras figuras da mitologia Grega até chegarem a um local que não admite a entrada dos vivos.
Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo foi um livro que não me desiludiu. Parti para este mundo com altas expectativas e foram todas alcançadas. É um livro dentro do seu género, um livro de fantasia juvenil escrito de uma forma leve, engraçada e que agarra o leitor até ao fim. No entanto, é talvez um pouco previsível no que se refere a alguns acontecimentos, mas nada que estrague a leitura, pelo contrário, leva-nos a querer verificar as nossas teorias.
Boas Leituras :)

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Autor do Mês - Nicholas Sparks

E o autor deste mês é...

 
Nicholas Sparks nasceu em Omaha, no estado do Nebraska, Estados Unidos, a 31 de dezembro de 1965. Licenciado em Finanças Empresariais pela Universidade de Notre Dame, escreveu o livro que deu início à sua carreira meteórica e um dos seus títulos mais famosos - O Diário da Nossa Paixão - com apenas vinte e oito anos. E, para alegria dos seus inúmeros fãs, nunca mais parou de contar histórias que o consolidaram como um dos mais aclamados escritores da atualidade.
 
Todos os seus livros integram de imediato a lista de bestsellers do New York Times e estão traduzidos para mais de quarenta e cinco línguas, tendo vendido cerca de oito milhões de exemplares até à data.
 
Leitor compulsivo e ávido praticante de desporto, Nicholas Sparks apoia ativamente diversas instituições de beneficência e contribui para o Programa de Escrita Criativa da Universidade de Notre Dame. Vive na Carolina do Norte, Estados Unidos, com a família.

 
 
Pode consultar o site do autor aqui. E pode visitar também o blogue português sobre este autor aqui.
 
Espero que gostem :)

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Livros do Momento #26

Ainda não acabei de ler Madame Bovary, mas já é um hábito bastante antigo andar a ler vários livros as mesmo tempo. Desta vez deu-me uma vontade enorme de ler um thriller da Karen Rose. Então, comecei ontem a ler Don't Tell, em formato ebook, o livro foi traduzido pelo Circulo de Leitores para Não Contes a Ninguém, deixo-vos aqui a sinopse.
Sinopse
Mary Grace Winters sabia que a única forma de ela e o filho escaparem ao marido, um agente da polícia que os maltratava, passava pela simulação das suas mortes. Agora, tudo o que resta da sua antiga vida jaz no fundo do lago... Com uma nova identidade, numa nova cidade, encontrou um refúgio a centenas de quilómetros de distância. Quase se esqueceu do pesadelo vivido há nove anos. Até resolveu tentar a sua sorte no amor com Max Hunter, um homem que também carrega as suas próprias feridas. Contudo, o marido descobre-os e, pouco a pouco, o perigo aproxima-se e ameaça tudo e todos.

Boas Leituras :)

domingo, 3 de novembro de 2013

Aquisições #12 e Livros do Momento #25

E finalmente consegui comprar este livro...


 

Sinopse:
Depois do extraordinário êxito de repercussão internacional alcançado pelo primeiro livro desta trilogia, A Queda dos Gigantes, que subjugou milhares de leitores, este segundo volume vem dar continuação à viagem através do século XX e, simultaneamente, à saga de cinco famílias - de nacionalidades americana, alemã, russa, inglesa e escocesa - que polarizam a narrativa. Reencontramo-las agora no ponto em que as deixámos, ainda que seja uma segunda geração que assumirá progressivamente o protagonismo dos acontecimentos. Bem demarcadas, as personagens vão evoluindo segundo as suas crenças, ambições e aspirações, nem sempre do mesmo lado da barricada após o dramático início da Segunda Guerra Mundial. Ken Follett, incomparável contador de histórias, vai compondo o quadro global de uma forma não linear, recorrendo a situações esparsas, recriando múltiplos ambientes, acontecimentos do dia a dia, segundo a perspetiva dos diferentes atores - aristocratas, políticos, diplomatas, simples trabalhadores, militares -, configurando a totalidade do quadro como um vasto fresco que evolui a um ritmo de complexidade sempre crescente. No final temos a sensação de ter estado lá, desde a ascensão do Terceiro Reich, através da Guerra Civil de Espanha, durante a guerra feroz entre os Aliados e as potências do Eixo, o Holocausto, o começo da era atómica inaugurada em Hiroxima e Nagasáqui, até ao início da Guerra Fria.

Podem consultar aqui o site oficial do autor.

Espero que gostem :)

sábado, 2 de novembro de 2013

O Despertar da Magia - Opinião

Se quiserem podem ler a sinopse aqui.

 

Opinião:
Bem desde já pensei que demorasse muito mais tempo a ler este livro, afinal li-o bastante rápido. E claro que é mais interessante que o terceiro. Mas, sou sincera, pensava que o livro teria as 445 páginas e quando vou a ver só tem 395?! Irrita-me. Eu não gosto de ler o que têm a dizer sobre o próximo livro porque não o tenho para continuar a ler...
Nunca sei o que aqui escrever sobre os livros de Martin, são tão complexos e tão bem feitos que torna-se um pouco difícil dar a minha opinião e ainda mais saber o que escrever.
Tyrion foi uma personagem que neste livro até me surpreendeu porque não estava à espera de tanto dele, é bastante perspicaz.
Claro que Arya continua como uma das minhas personagens favoritas e cada vez mais gosto mais quando chega a vez dela na história, veremos como agora se vai desenrascar com Gendry.
Daenerys teve muito pouco destaque nesta história e é pena.
Bran surpreendeu-me neste livro, vi-o como mais esperto.
Gostei do papel que Catelyn assumiu neste livro e estou curiosa em relação ao próximo livro, basicamente  todas as personagens ficaram com a sua história em aberto.
Falei assim por alto de algumas personagens, veremos se no próximo livro consigo baralhar mais as ideias para fazer um resumo.
 
Espero que gostem :)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que as pessoas leem no comboio #15

O livro que trago hoje é um do qual já ouvi falar muito bem, The Fault In Our Stars de John Green, traduzido em português para A Culpa é das Estrelas. Já agora a culpa da minha ausência no blog não é das estrelas, mas sim da faculdade. Retomando o livro, é mais um dos muitos que consta da lista-bastante-extensa To read.
Sinopse:
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita.
PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Boas leituras sobre rodas, carris ou mar ;)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"Os Reinos do Caos" de George R.R. Martin - Opinião

"Caos" é sem dúvida a palavra ideal para descrever o meu estado mental, durante e após a leitura deste livro. É daqueles livros que devia trazer uma fita, amarela com a palavra Danger escrita em vermelho, a envolve-lo. Ou ter aquele aviso: "This book contains strong events and deaths references from the outset and throughout".
Spoilers para quem ainda não leu o livro, tentem resistir à tentação, mas se não conseguirem é só carregarem no botão...

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Livros do Momento #24

Da fantasia para um clássico de 1857, tenho grandes expectativas em relação a este livro de Gustave Flaubert, Madame Bovary.
Não é esta a edição que estou a ler mas sim a da Book.it, embora não encontre nenhuma imagem dela.
Sinopse:
Emma Bovary, ávida leitora de romances de amor, sente-se infeliz na sua vida de mulher casada com um médico da província. Charles Bovary é um homem excelente, mas desajeitado e pouco ambicioso, e Emma precisa de paixão, aventura e luxo para viver. Aproveitando a ingenuidade do marido, envolve-se numa espiral de relações extraconjugais e dividas que acabarão por ditar a sua desgraça, e mais tarde, a de Charles e da filha de ambos.
Romance-escândalo quando publicado em França, em 1857, Madame Bovary foi um best-seller imediato e motivou um processo por imoralidade ao autor. Flaubert defendeu a sua heroína romântica, apaixonada e intensa, pronta a tirar-se para um abismo de emoções com a frase que ficou célebre: "Madame Bovary, c'est moi!".

domingo, 20 de outubro de 2013

Livros do Momento #23

E finalmente chegou a hora de voltar à Guerra dos Tronos mais exatamente para o quarto livro, veremos do que ainda me lembro...Ah e de certeza que vou demorar a ler este livro.

 

Sinopse:
A Guerra pelos Sete Reinos continua sem tréguas ou misericórdia. Com um golpe negro mágico, Stannis afastou do seu caminho o irmão rival Renly, e agora nada o impede de conquistar Porto Real, pela força, com a sua frota. Mas Tyrion, eleito Mão do Rei, tem outros planos e, embora todos os subestimem pela aparência, prepara com sangue-frio a defesa da cidade e a confrontação com Stannis numa batalha que se adivinha sanguinária.
 
No Norte, Winterfell encontra-se à beira do perigo e é alvo da cobiça dos Greyjoy, mas Bran nada consegue ver para além dos estranhos sonhos que o atormentam de noite e dia. Para lá da muralha, Jon oferece-se para acompanhar um grupo de batedores enviado para encontrar os selvagens, enquanto a principal força da Patrulha da Noite se fortifica junto às montanhas. Se quer sobreviver, Jon terá de aprender a ser tão cruel como a terra assombrada habitada pelos selvagens.
 
Mais uma vez, George R. R. Martin consegur manter-nos agarrados até à última página. Personagens que amamos são mortas sem dó nem piedade, personagens que odiamos conseguem conquistar o nosso coração. De Arya a Sansa, de Robb a Daenerys, todos terão um papel fulcral neste fabuloso quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo.
 
Espero que gostem :)

sábado, 19 de outubro de 2013

Uma Vida ao Teu Lado - Opinião

Este claro que foi lido rapidamente, para além de ser uma linguagem bastante acessível e direta, era importante para mim. Um obrigada muito especial à pessoa que mo deu significa muito.


Opinião:
Este livro conta-nos duas histórias de amor, a de Ira e Ruth e Luke e Sophia, de épocas diferentes que no final se interligam.
Ira é um homem já na casa dos noventa anos que perdeu a sua mulher, Ruth à nove anos e no momento em que começa a história acabou de ter um acidente. Será neste acidente que Ira vê a sua Ruth, que não o deixa sucumbir à dor nem à morte e o mantém acordado, e vão assim contar a sua grande história de amor pouco comum mas cheia de amor. Um amor pouco compreendido quando contada aos outros visto que ninguém compreendia porque Ira comprava quadros à sua mulher mas era pela maneira como olhava para eles e se sentia feliz e realizada.
Sophia, uma estudante universitária no último ano de História de Arte, conhece Luke, montador de touros que já estava parado à dezoito meses, num roedo perto da universidade quando o seu ex-namorado, Brian, a agarra à força e vai ser Luke a "salvá-la". Desde logo existe uma empatia entre Luke e Sophia pois depois de a "salvar" começam logo a conversar e a programar uma nova saída.
A relação evolui rapidamente mas vai-se interpor um problema, Luke continua a montar touros para salvar o rancho de sua mãe, Linda, de o perder devido a dívidas que contraiu depois de Luke ter estado internado gravemente ferido por ter caído do touro Bicho Grande. O maior problema é que Luke não devia de montar pois teve uma grave lesão no cérebro e teve de colocar uma placa de titânio na cabeça e se cair pode morrer. Ele no início não conta nada a Sophia para ela não o impedir de montar mas quando ela descobre obriga-o a escolher entre ela e a morte pois se cair pode ser a sua desgraça. Luke escolhe continuar a montar por causa do rancho mas não por muito tempo. Numa das provas é novamente confrontado com o Bicho Grande mas desta vez supera-o já não devia de estar a contar tantos pormenores e desiste assim de continuar a participar nos rodeos.
Volta para Sophia, ficam juntos e decidem ir passar uns dias fora e é nessa altura que as histórias de dois casais de épocas diferentes se interligam pois são eles que vão salvar Ira do acidente.
E mais não posso contar, para descobrirem o final terão de ler o livro que é maravilhoso, um ótimo romance de Nicholas Sparks. Só digo que fiquei um pouco surpreendida com o final pensei que o autor lhe fosse dar outra volta mas assim está mais surpreendente e se calhar não tão previsível.

Espero que gostem :)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Livros do Momento #22

Estou ansiosa por começar a ler este livro, Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo. Assim, talvez me ajude a ultrapassar o que acabei de ler...
Alguém que já tenha lido e tenha gostado?
Sinopse:
Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno... novamente. E esse é o menor dos seus problemas. Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas do seu livro de mitologia para entrarem na sua vida. E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito. 
Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e restabelecer a paz no Olimpo. Para o conseguir terá de fazer bem mais do que descobrir o ladrão: terá de encarar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses.

Boas leituras :)

George R.R. Martin strike again

Este post não é para nada mais nada menos do que partilhar o meu desespero após acabar de ler Os Reinos do Caos. Desesperada não é bem o meu estado atual, estará mais para "a entrar em depressão a qualquer momento". Este estado é tanto culpa de personagens queridas terem morrido como pelo facto do próximo volume não estar ainda publicado.




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Livros do Momento #21

Este é um livro muito especial para mim até porque me foi dado pela minha pessoa especial =D
Num dia muito bem passado e especial que me surpreendeu. 

 

Sinopse:
Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos.
Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão.

Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória.
Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano pela mão de Nicholas Sparks.

Espero que gostem :)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald - Opinião

Bem este livro demorou a ler mas porque precisa de ser lido com muita concentração, o que às vezes não se torna fácil ainda mais cedo um livro já antigo. Visto eu já ter visto o filme houve partes que custou um pouco mas o livro é bastante interessante e como normal diferente do filme.



Opinião:
Esta história de Gatsby é-nos contada por Nick Carraway, inicialmente o vizinho de Jay Gatsby mas que vai ser o seu amigo e realmente único. É ele que nos conta como são as suas festas, a sua casa mas mais que isso nos conta as várias hipóteses de como nasceu Jay Gatsby.
Acho que foi tudo uma estratégia de Gatsby para Nick ter ido parar exatamente a seu vizinho uma vez que este era primo de Daisy a sua grande paixão de à 5 anos atrás que teve de deixar para participar na guerra.
Sinceramente não gostei muito de Daisy, aliás fiquei com essa impressão principalmente no fim filme, quem ler o livro ou ver o filme percebe porquê. Ela não amava ela queria conforto e algo de ser apaparicada, a meu ver.
Apesar de o filme não conter todas as partes como o livro ou não ser exatamente igual eu acho-os um complemento. Adorei o filme aquele estilo das festas anos 20 com aquela música e agitação com uma certa loucura. E Gatsby é sem dúvidas uma grande personagem que só amou a mulher errada e que por causa dela acaba só.

Espero que gostem :)

sábado, 12 de outubro de 2013

Autor do Mês - Fernando Pessoa

Não é apenas uma pessoa, é o Pessoa. Uma pessoa que viveu dezenas de vidas, sob a pele de dezenas de heterónimos. Entre eles contam-se Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.
Lisboeta desde 13 de Junho de 1888, viveu em Durban até ter regressado à sua terra natal, em 1905 para viver com a sua avó. Vem trabalhar como tradutor depois de uma educação britânica. É sem qualquer dúvida um dos grandes marcos da literatura portuguesa a par de Luis de Camões.

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm. 
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração."
Boas leituras :)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 20

Dia 20 - Romance preferido

Eu gosto bastante de clássicos. Por isso vou escolher um drama, bastante clássico, que se enquadra no romance. Todos nós conhecemos a história de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Eu li a peça e adorei os monólogos de ambos os personagens quando se encontravam às portas da morte, principalmente o do Romeu.
"TYBALT, liest thou there in thy bloody sheet?
O, what more favour can I do to thee
Than with that hand that cut thy youth in twain
To sunder his that was thine enemy?
Forgive me, cousin.' Ah, dear Juliet,
Why art thou yet so fair? Shall I believe
That unsubstantial Death is amorous,
And that the lean abhorred monster keeps
Thee here in dark to be his paramour?
For fear of that I still will stay with thee
And never from this palace of dim night
Depart again. Here, here will I remain
With worms that are thy chambermaids. O, here
Will I set up my everlasting rest
And shake the yoke of inauspicious stars
From this world-wearied flesh. Eyes, look your last!
Arms, take your last embrace! and, lips, O you
The doors of breath, seal with a righteous kiss
A dateless bargain to engrossing death!
Come, bitter conduct; come, unsavoury guide!
Thou desperate pilot, now at once run on
The dashing rocks thy seasick weary bark!
Here's to my love! [Drinks.] O true apothecary!
Thy drugs are quick. Thus with a kiss I die"

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 19

Dia 19 - Livro favorito adaptado a filme

Bem, hoje vou referir um livro que em breve será adaptado à grande tela e que estou ansioso por ver, Vampire Academy: Blood Sisters inspirado no Bestseller de Richelle Mead, Academia de Vampiros. É a minha saga de vampiros preferida, como já várias vezes aqui referi. As minhas expectativas são elevadíssimas, o filme tem tudo para dar certo, um cast (Zoey Deutch, Lucy Fry, Danila Kolzlovsky e Olga Kurylenko) fantástico, um diretor (Mark Waters, Mean Girls e As Crónicas de Spiderwick) e escritor (Daniel Waters, Heathers) brilhantes. Deixo-vos o trailer deste filme que estreia no dia 14 de Fevereiro nos EUA, em Portugal acho que ainda não há data marcada mas deverá ser dia 13, espero eu.


Eu não vou perder este filme por nada. E vocês, o que acham do trailer? Aqueles que já lerem o livro acham que está dentro do esperado? Aqueles que não leram, ficaram com vontade de ler ou de assistir?

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"A Dança dos Dragões" de George R.R. Martin - Opinião

A Dança dos Dragões é um livro absolutamente viciante. Não é como os 2 volumes anteriores, principalmente O Mar de Ferro, em que não há muita ação. Neste livro, Martin volta a fascinar-nos com certas revelações mesmo típicas de si, para além de nos reencontrarmos com personagens que já há 2 livros não tinham destaque.
Os acontecimentos n'A Dança dos Dragões desenrolam-se a seguir A Glória dos Traidores. Assim, Tyrion encontra-se em fuga, após matar o seu pai, acompanhado do seu atual melhor amigo, o vinho (algo que tem em comum com a sua "querida" irmã). Tyrion chega a Pentos onde se encontra com Illyrio Mopatis, onde temos a confirmação de que Varys sempre conspirou para trazer os Targaryen de volta ao poder. Com este encontro Tyrion fica a saber dos dragões de Dany e parte ao seu encontro, com esperanças de ser aceite e voltar com ela a Westeros para destruir a sua irmã e reclamar Rochedo Casterly para si. Esta primeira parte da viagem de Pentos para a Baia dos Escravos, onde se encontra atualmente Daenerys em Meeren, é realizada a bordo de um navio que percorre o Roine até Volantis, onde se encontrariam com a Companhia Dourada. Neste navio vai também a bordo um mercenário de seu nome Griff, e o seu jovem filho. Mas aqui estão as revelações Martinianas, este suposto mercenário que se dá pelo nome de Griff não é nada mais nada menos do que um grande amigo do falecido Principe Rhaegar, e o seu filho é afinal Aegon, filho de Rhaegar e de Elia Martel, que se pensava morto pela Montanha. Aegon, vai então ao encontro da sua tia, para reconquistarem o que lhes pertence por direito. Mas várias reviravoltas levam à captura de Tyrion por Jorah Mormont que o pretende levar à sua Rainha, e Aegon acaba por decidir que não quer ir ter com a sua tia, mas sim que ela venha ter com ele a Westeros, embora ela nem saiba da sua existência.
Na Baia dos Escravos, em Meeren, Dany depara-se com vários problemas, ataques por parte dos Filhos da Hárpia, dragões difíceis de controlar que acabam por ser presos, menos Drogon que consegue escapar,  a guerra com Yunkai e Astapor e um casamento eminente com Hizdahr zo Loraq embora o seu coração bata por Daario. Estou curiosa para ler qual será a reação de Quentyn Martell, que se encontra cada vez mais perto, a tudo isto quando se encontrar com a sua prometida.
Já no Norte, a vida não é fácil para o Comandante da Patrulha da Noite. Tem de lidar com Stannis, com os Selvagens que agora se instalaram na Muralha e com Mellisandre. Mance Rayder é queimado em frente de todos os Selvagens, mas mais tarde vem-se a revelar que era o Senhor dos Ossos disfarçado sob um feitiço da Mulher de Vermelho. Stannis parte para as montanhas em busca de novos aliados, após isto ataca contra os Homens de Ferro, incluindo Asha, que se encontram na Praça de Torrhen. Davos, viaja também até Porto Branco para trazer Lorde Manderly para a causa do Rei Stannis, a sua decapitação, relatada nos livros anteriores, vem-se a descobrir que não era verdade. O Lorde Manderly assegura a Davos que jurará lealdade a Stannis se o Cavaleiro das Cebolas lhe trouxer um verdadeiro Stark, Rickon. Acredito que esta demanda vai dar vários problemas. Não deverá ser assim tão fácil encontrar quem não quer ser encontrado.
Ramsay Bolton tem um novo Cheirete, o antigo Theon. Antigo porque este já não é Theon, dado todas as torturas que sofreu ás mãos do depravado Ramsay. Sinceramente não sei quem odeie mais neste momento o morto Joffrey ou este bastardo que pensa que vai casar com a verdadeira Arya e tornar-se senhor de Winterfell. Winterfell que ele destruiu!
Brandon está cada vez mais interessante, finalmente encontrou o Corvo de Três Olhos que afinal tem só um, e está a aprender coisas que provavelmente se virão a revelar deveras interessantes.
Foi outro livro magnifico de Martin, é pena não estarem ainda publicados os livros que se seguem a Os Reinos do Caos.
Página do meu diário de leituras referente ao livro
Boas leituras esmiuçadores :)

domingo, 29 de setembro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 18

Dia 18 - Um livro que me desapontou

Herança foi um daqueles livros que ansiei imenso para que saísse. Queria que a história de Eragon e a sua Saphira tivessem um fim. No entanto, acho que as ultimas 200 pág. do livro foram feitas a despachar. Cristopher Paolini costuma descrever todos os acontecimentos, e neste livro menciona que isto aconteceu, depois aconteceu aquilo e por aí fora. Para além disso achei que o final deste Ciclo ficou um pouco aquém das minhas expectativas.
Boas leituras :)

sábado, 28 de setembro de 2013

Livros do Momento #20

Após acabar o excelente livro A Dança dos Dragões estou empolgadíssima para continuar a leitura com Os Reinos do Caos.
Sinopse:
O inverno aproxima-se de um mundo mergulhado no caos. No norte dos Sete Reinos está iminente uma batalha decisiva pelo que resta do antigo domínio dos Stark. Ainda mais a norte, Jon Snow luta por encontrar um equilíbrio entre as tradições da Patrulha da Noite e o que o seu instinto lhe diz ser o caminho correto a seguir. A sul, velhas alianças esperam o tempo certo para serem reveladas, enquanto os homens de ferro assolam os mares e as costas dos domínios Tyrell. Do outro lado do mar estreito, tudo converge para a Baía dos Escravos, onde Daenerys Targaryen tarda em ganhar a paz na inquieta cidade de Meereen. E os dragões? Qual será o seu papel no meio de tudo isto? Muitos estão certos de que a tão temida reconquista de Westeros está prestes a começar...

Boas leituras esmiuçadores :)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 17

Dia 17 - Frase favorita do livro preferido

Caso não saibam eu adoro apontar as frases que mais gosto de cada livro. Antes já o fazia, e agora com o meu Diário de Leituras tornou-se um hábito ainda maior. Assim, escolher uma frase é impensável. Há milhares de frases que eu adoro, simplesmente não posso escolher só uma!
Mas posso escolher mais que uma. *muahah*

Monte dos Vendavais de Emily Bronte:
"Catherine Earnshaw, may you not rest as long as I am living. You said I killed you--haunt me then. The murdered do haunt their murderers. I believe--I know that ghosts have wandered the earth. Be with me always--take any form--drive me mad. Only do not leave me in this abyss, where I cannot find you! Oh, God! It is unutterable! I cannot live without my life! I cannot live without my soul!"
“I cannot express it; but surely you and everybody have a notion that there is or should be an existence of yours beyond you. What were the use of my creation, if I were entirely contained here? My great miseries in this world have been Heathcliff's miseries, and I watched and felt each from the beginning: my great thought in living is himself. If all else perished, and he remained, I should still continue to be; and if all else remained, and he were annihilated, the universe would turn to a mighty stranger: I should not seem a part of it. My love for Linton is like the foliage in the woods: time will change it, I'm well aware, as winter changes the trees. My love for Heathcliff resembles the eternal rocks beneath: a source of little visible delight, but necessary. Nelly, I am Heathcliff! He's always, always in my mind: not as a pleasure, any more than I am always a pleasure to myself, but as my own being.”
As Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin:
“Fear cuts deeper than swords.” 
“Never forget what you are, for surely the world will not. Make it your strength. Then it can never be your weakness. Armour yourself in it, and it will never be used to hurt you.” 
“A reader lives a thousand lives before he dies. The man who never reads lives only one.”
Harry Potter de J.K. Rowling:
“It takes a great deal of bravery to stand up to our enemies, but just as much to stand up to our friends.” 
“To the well-organized mind, death is but the next great adventure.” 
“Do not pity the dead, Harry. Pity the living, and, above all those who live without love.” 
“We are only as strong as we are united, as weak as we are divided.”

Poderia arranjar mais mas acho que já chega... Boas leituras :p