terça-feira, 5 de março de 2013

"Jardim dos Segredos" de Kate Morton - Opinião

Sinopse:
Uma criança perdida. Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. A mulher misteriosa que prometera tomar conta dela tinha desaparecido sem deixar rasto.
Um terrível segredo. No seu 21º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst, em tempos propriedade da aristocrática família Mountrachet.
Uma herança misteriosa. Com o falecimento de Nell, a neta Cassandra recebe uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Elisa Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvendar a verdade sobre a sua família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.
Opinião:
Bem sou sincera que comprei este livro porque estava com 40% de desconto e a capa é atraente mas fiquei rendida e quero comprar o próximo livro desta autora, Kate Morton.
Simplesmente fantástico como a autora nos prende à leitura, a querer descobrir os mistérios, sim porque com este livro não podes dizer que pensas já ter descoberto porque mais à frente tudo o que imaginavas puder ser desaparece.
Uma história que começa em 1913 quando uma menina de quatro anos, chamada Nell, se encontra sozinha num barco rumo à Austrália. Com apenas uma mala branca com um livro de contos de fadas de Eliza Makepeace. E é assim que toda a história se começa a desenrolar para desvendar este mistério.
É quando o pai adoptivo de Nell morre que este lhe dá a mala branca e esta parte rumo a Inglaterra para descobrir as suas origens. Mas, é em 2005, quando Nell morre, que a sua neta Cassandra descobre que a avó lhe deixou uma casa em Inglaterra e esta decide fazer a mesma viagem que Nell tinha feito à tanto tempo atrás e perceber o que a avó não conseguiu descobrir.
O livro inclui três contos infantis do livro de Eliza Makepeace que se encontrava na mala branca de Nell e que vão ajudar Cassandra neste mistério uma vez que funcionam como metáforas para o enredo principal.
A autora começa com um excerto de Eliza Makepeace de "A Trança das Fadas":
"-Dizei-me porque deverei trazer três fios de cabelo da Rainha das Fadas - perguntou o jovem príncipe à velha. - Porque não qualquer outra quantidade, porque não dois ou quatro?
A velha inclinou-se para a frente, sem interromper a fiação.
-Não há outro número possível, meu filho. Três é o número do tempo, não falamos nós de passado, presente e futuro? Três é o número da família, não falamos nós de mãe, pai e filho? Três é o número das fadas, pois não as procuramos nós no carvalho, no freixo e no espinheiro?
O jovem príncipe anuiu, pois a sábia velha estava certa.
-Por conseguinte, também eu preciso de três fios, para tecer a minha trança mágica."
Espero que gostem :)


4 comentários:

  1. Já li todos os livros dela traduzidos em PT *.* Adoroooooooo

    ResponderEliminar
  2. Adoro-a também! As suas histórias são mágicas!

    ResponderEliminar
  3. Já li os 3 livros editados em Portugal e adoro a escrita. Mas "O Jardim dos Segredos" é o meu preferido =)

    ResponderEliminar
  4. Ainda só li este livro mas tenho imensa curiosidade para ler os outros livros desta autora. São devoráveis estes livros.

    ResponderEliminar