segunda-feira, 20 de maio de 2013

"A Cidade das Cinzas" de Cassandra Clare - Opinião


Terminei hoje o 2º volume da coleção Caçador de Sombras de Cassandra Clare. Primeiro, um breve resumo. A mãe de Clary e Jace continua em coma, este último encontra-se com problemas com Maryse Lightwood, a sua mãe adotiva. Ela acredita que ele sempre soube que o Valentine era o seu pai e que andava a fazer papel de espião. Jace sai de casa e mete-se nalguns problemas com lobisomens, felizmente era a alcateia de Luke. Clary e Luke falam com ele e convemcem-no a regressar ao Instituto. Clary e Simon parece que começaram a namorar, Simon dá-lhe um beijo na cozinha e já são namorados É nesta altura que conhecemos Maia, uma lobisomem da idade de Clary. Assim, a Inquisidora é chamada e Jace jurará sobre a espada, o 2º Instrumento Mortal (que lhe impede e a todos os Caçadores de Sombras de mentir), em como não é aliado do seu pai. Jace é preso na Cidade dos Ossos até ao julgamento. 
Entretanto, Valentine continua com o seu objetivo de destruir a Clave, e o próximo plano envolve roubar essa mesma espada e criar um exercito de demónios, para isso precisa de converte-la necessitando do sangue de 4 crianças do mundo-à-parte, vampiro, lobisomem, fada e feiticeiro. Valentine consegue roubar a espada massacrando os Irmãos Silenciosos que a protegiam. Alec, Isabelle e Clary salvam Jace da sela, após o breve encontro deste com o seu pai.
Na procura de ajuda para combater Valentine, os 5 acabam por ir ter com a Rainha das Fadas. Esta sugere que o pai de Clary e Jace teria feito "experiências" com eles. Quando estavam de saída a Rainha informa que Clary, uma vez que comeu/bebeu o que lhes foi oferecido, terá de ficar, a única maneira de partir é recebendo um beijo, o beijo da pessoa que mais deseja. Obviamente Simon não gosta de ver Jace a beijar a sua namorada. Quando se encontram a salvo Simon desaparece chateado com Clary.
Este episódio leva à transformação de Simon num vampiro, pois pensava que se estava a transformar num por ter mordido um desculpem a redundância, enquanto rato. Quando vai à procura de respostas é mordido e ironia das ironias transforma-se mesmo num vampiro.
Entre outros acontecimentos Clary descobre que consegue criar runas e Jace tem poderes extraordinários mesmo para um Caçador de Sombras.
No final, tal como no livro anterior, Jace e Clary vão atrás de Valentine, que tinha raptado Maia e Simon, detentores do sangue que lhe faltava para o ritual. Quando Clary chega, ou melhor, quando é levada contra vontade para o barco (refugio atual do Valentine) Simon já está morto. Nesta revelação estava à espera de muito mais emoção da parte dela, pareceu-me que lidou com a morte dele como se fosse a morte de um conhecido e não do seu melhor amigo de anos e anos, o seu atual namorado, não sei, se calhar eu é que sou demasiado melodramática.. Retomando O barco acaba por ser assaltado de Caçadores de Sombras que vêm ajudar a combater o Valentine e os milhares de demonios que ele criou. A Inquisidora morre para salvar o Jace, após uma conversa que me deixou a pensar que ele pode um grau de parentesco qualquer com ela, talvez neto. Não acredito nem nunca acreditei que ele fosse irmão da Clary, é muito claro que a escritora que criou um casal romântico (Clary e Jace) que no fim é suposto ficar junto. Esta minha ideia é ainda reforçada por um diálogo entre Clary e o pai (porque isso eu já acredito) em que ele diz que a mãe de Clary o acusou de ter transformado o filho num monstro, ao que Clary responde "O Jace não é um monstro." e ele diz "Não estava a falar..."
Mais uma vez o Valentine volta a escapar e com a ajuda de Jace, Clary e Simon (que afinal não estava morto) evita-se a morte de muitos Caçadores de Sombras que se encontravam a bordo.

Caçadores de Sombras é uma saga "engraçada". No entanto, não é uma série que me deixa apaixonada, agarrada, como por exemplo a Academia de Vampiros, comparo com esta porque é das mais comparáveis dentro do género. O que estou a querer dizer com isto é que a escritora não me faz sofrer com as personagens, de certa forma fico-lhes um pouco indiferentes, talvez por não terem criado logo aquela empatia ou por a escrita/história não ser algo arrebatador. Com isto não quero dizer que não estou a gostar da série, nem que não estou curiosa para ler o próximo volume e saber o que vai acontecer a seguir. Simplesmente não me encontro naquele estado em que só me apetece correr para a livraria, comprar o livro seguinte, chegar a casa, enfiar-me no quarto e só sair quando acabar de ler a ultima página.
Com este livro reparei também noutra coisa, o George Martin deixou-me muito mal habituada. Quando é dito que o Simon morreu não acreditei, porque tal como sei que a escritora nunca deixaria que o Jace e a Clary fossem irmãos também sei que ela não tem coragem para matar nenhuma personagem importante, o que se verifica no final da "batalha" em que nenhuma personagem que tenha um papel relevante morre. Isso faz com que leia o livro sem qualquer tipo de receio pelas personagens. Talvez este seja outro fator para a minha relação um pouco distante com elas. Embora também possa ser um pouco como a história do ovo e da galinha, "o que apareceu primeiro?". E então, também poderei não ter receio porque não tenho uma ligação com elas.
Sei que lerei o próximo livro, normalmente melhora de volume para volume e acho que este vai ser um desses casos.

Boas leituras :)

3 comentários:

  1. Então , okay ... Quero que ela fique com o Jace

    ResponderEliminar
  2. Estou nas últimas páginas desse livro e só posso dizer que concordei plenamente com tudo o q vc disse... A história não é ruim mas não surpreende, o enredo esta fraco e trivial até agora. quanto ao Simin, acho q as reviravoltas na vida dele se torbaram deveras cansativas, canso-me de ler algumas partes as vezes... Gostei da resenha :)

    ResponderEliminar
  3. O primeiro foi bom,mas estou sem ânimo pra ler o próximo e com o tempo acabo até esquecendo de coisas do primeiro o q prejudica em algumas coisas

    Mas vou tentar ler !!Preciso da ironia diária do Jace,assim como da iinteligência da Hermione <3

    ResponderEliminar