terça-feira, 10 de setembro de 2013

"A Cidade de Vidro" de Cassandra Clare - Opinião

Opinião:
Bem, sinceramente, este é daqueles momentos em que não sei como começar...
Este foi um livro que me surpreendeu, pois havia coisas que já estava à espera que acontecessem mas outras nem nada que se pareça, foi completamente ao lado do que pensei que fosse ser este livro.
Ora um resumo... Este livro começa com Clary querer ir a Idris à procura do antídoto para "acordar" a sua mãe, assim ia partir para Idris com Jace - que não quer que Clary vá - e com a família Lightwood. Mas claro que como o Jace não quer que Clary vá arranja uma maneira de ela ficar, assim diz a Simon para ir ter com ele ao Instituto e dizer aos Lightwood que Clary desistiu de ir, mas aparecem inesperadamente Abandonados através do portal que os ia levar a Idris e numa total confusão Simon atravessa o portal juntamente com Jace e os Lightwood.
Clary ao descobrir que partiram sem ela fica demasiado irritada e com o seu forte poder de formar novas runas acaba por fazer um portal para ela própria atravessar inconsequente e não pensando que está a violar as leis de entrar em Idris sem autorização, Luke ao aperceber-se do que se passa não consegue impedir Clary que atravessar o portal e ir atrás dela outro inconsequente que também não pode entrar em Alicante por ser um habitante-do-mundo-à-parte vão parar ao lago Lyn que para mal da Clary a água é venenosa para os Caçadores de Sombras, então Luke teve de levar Clary até à sua irmã, Amatis, para conseguir tirar o veneno de Clary. Que problemas.
Simon é metido na prisão pelo novo Inquisidor por ter entrado em Alicante. Jace fica chateado com Clary por ter vindo a Idris e ficam furiosos um com o outro e é assim que Clary conhece Sebastian. Sebastian que parece tudo aquilo que na realidade não é mais à frente desvendo porquê - por isso se pretendem ler o livro não avancem muito mais. Clary vai à procurar de Ragnor Fell para lhe dar o antídoto com Sebastian mas quem encontra é Magnus Bane, Fell foi morto e enviou uma mensagem a Magnus, e diz-lhe onde está o que procura, na casa onde Jace passou a sua infância com o Valentine. Então Clary vai falar com ele e vão até lá e ela trás o que procura, o Livro Cizento que tem escrito o tal antídoto. Nesta casa também descobrem um anjo na cave que o Valentine tirou sangue. Este livro tem tanta história e detalhes importantes mas agora vou resumir de resumir porque senão fica muito extenso. Valentine consegue quebrar as proteções de Idris e esta é invadida por todos e mais alguns tipos de Abandonados. Valentine faz uma proposta à Clave e não os ataca mais se for comandar a Clave e acabar com todos os habitantes do mundo-à-parte. Para tal não acontecer Luke faz uma proposta à Clave para Caçadores de Sombras e habitantes do mundo-à-parte se unirem, a Clave no final recusa. Mãe de Clary aparece em Idris e conta-lhe toda a sua história. Clary descobre que Jace não é seu irmão. Clary fica a saber que tanto ela como Jace têm sangue de Anjo em si, uma vez que Valentine deu esse sangue a beber a Jocelyn e à mãe de Jace. Sebastian afinal é o irmão de Clary que Valentine tinha escondido numa outra casa e dividi-a o seu tempo entre Jace e Sebastian e este possui sangue de demónio. No final Clary cria uma nova runa de união e é por causa disso que Caçadores de Sombras e habitantes do mundo-à-parte lutam juntos. No final Valentine morre e Jace e Clary juntos... Tem muitos mais coisas a dizer e pormenores mas assim não saía daqui nunca mais.

Gostei deste livro até porque como já disse me surpreendeu e também fiquei a saber que não ficam por aqui. E ainda bem, porque achei o final deste livro chocho para o suposto final da trilogia, vou ficar à espera dos próximos.


Espero que gostem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário