terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Academia de Vampiros" (Volume 1) de Richelle Mead - Opinião

Sinopse:
Lissa Dragomir é uma princesa Moroi - um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra - e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos - os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir - nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles. Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampir, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade...


Opinião:
Bom, hoje decidi falar-vos do primeiro volume de uma das minhas séries de eleição, Academia de Vampiros de Richelle Mead. É pouco divulgada em Portugal estando actualmente os 4 primeiros livros publicados, pela Editora Contraponto (não existe planos, até agora, para a publicação dos últimos dois volumes). Há pouco tempo foi divulgado o elenco do futuro filme (data prevista de estreia para 14 de Fevereiro de 2014, nos E.U.A).
Parando de divagar e regressando ao livro... Esta série conta-nos a história de Rose, uma Dhampir. Os Dhampirs são tecnicamente meio humanos meio vampiros, assim, herdaram os melhores traços das duas espécies. Um desses traços é a força, o que os torna excelentes guerreiros, ou neste caso guardiões. Eles vivem para proteger os Moroi, vampiros mortais, possuidores de magia, que se  alimentam de humanos sem os matar, caso o façam tornam-se Strigoi, vampiros imortais que matam para sobreviver e não possuem magia. Essa é uma das formas de se tornar Strigoi, a forma voluntária, a outra, involuntária, é ser mordido por um. É nesta sociedade que vive Rose, desde pequena que é ensinada que os Moroi são mais importantes e que precisa de os proteger, "They come first”. Para isso, Rose estuda na Academia São Vladimir de forma a se tornar uma guardiã. Estuda não, estudava. Rose e Lissa, a sua melhor amiga Moroi, fugiram de São Vladimir. Lissa é uma princesa, a ultima descendente da Família Dragomir, 1 das 12 famílias reais.
É aí que o primeiro volume começa, Rose e Lissa estão em fuga à 2 anos. E ao fim desses dois anos são capturadas pelo guardião Dimitri Belikov. Dimitri é russo e bastante talentoso, destacado como o novo guardião da Princesa Lissa, é considerado um Deus dadas as suas habilidades para aniquilar os seus adversários. Ao regressar à Academia, Rose, devido à intervenção de Dimitri, evita ser expulsa, no entanto, terá treinos extras para recuperar os 2 anos que esteve fora. E quem melhor para ser o seu treinador do que Dimitri? Pois, ninguém mesmo. (Não me vou alongar mais sobre esta personagem. Vou deixar criarem a vossa própria opinião sobre este Deus. Se começar não me vou conseguir calar e vou dar em fangirl, não seria bonito xD)
Enquanto Rose anda ocupada, com os seus treinos e a lidar com os sentimentos que crescem dentro de si, Lissa terá que se readaptar à vida na Academia, a ser o centro das atenções de todos e lidar com os seus próprios problemas. Afinal, como tanto Rose temia, o perigo está dentro da Academia, e só ela poderá proteger Lissa. 
É um livro viciante, e uma série que se torna melhor e melhor a cada volume. É narrado sempre na primeira pessoa por Rose, uma personagem sarcástica, destemida, que gosta de viver a vida mas sabe das suas responsabilidades. Acreditem, é uma série que merece ser lida e não vos vai desiludir.

Algumas frases (ok, são mais do que algumas :p mas não consegui escolher entre elas):
Dimitri: "She might be wild and disrespectful, but if she has potential..."
Rose: "Wild and disrespecful? Who the hell are you anyway? Oursourced help?"
Kirova: "Guardian Belikov is the Princess Lissa's guardian now, her sanctioned guardian."
Rose: "You got cheap foreign labor to protect Lissa?" 

“The incident with Dawn hadn't been one of my finer moments. I honestly hadn't expected to break any bones when I shoved her into a tree. Still, the incident had given me a dangerous reputation. The story had gained legendary status, and I liked to imagine that it was still being told around campfires late at night. Judging by the look on the girl's face, it was.”
Rose

“I'm glad you're better," he said. His mouth sounded like it was almost in my hair, just above my ear. "When I saw you fall..."
"You thought, 'Wow, she's a loser.”
Dimitri e Rose

"Lissa and I had been friends ever since kindergarten, when our teacher had paired us up together for writing lessons. Forcing five-year-olds to spell Vasilisa Dragomir and Rosemarie Hathaway was beyond cruel, and we’d—or rather, I’d—responded appropriately. I’d chucked my book at out teacher and called her a fascist bastard. I hadn’t known what those words meant, but I’d known how to hit a moving target.
Lissa and I had been inseparable ever since." 
Rose

"They’re making me take extra practice sessions," I explained. Not that it mattered. I planned on getting Lissa and me out of here before those practices really became an issue.
"Extra sessions with who?"
"That tall guy. Dimitri."
Mason stopped walking and stared at me. "You’re putting in extra time with Belikov?"
"Yeah, so what?"
"So the man is a god."
"Exaggerate much?" I asked.
"No, I’m serious. I mean, he’s all quiet and antisocial usually but when he fights...wow. If you think you’re hurting now, you’re going to be dead when he’s done with you."
Great. Something else to improve my day."
Rose e Mason


Boas Leituras :)

4 comentários:

  1. Olá
    Esta é uma das melhores sagas de vampiros que já li, porque nos oferece mistério, suspense, originalidade... É de ficar preso.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, é a minha coleção de vampiros preferida. :)
      Boas leituras

      Eliminar
  2. Olá! Esta é a página de fãs portuguesa da saga Vampire Academy: https://www.facebook.com/vampireacademyportugal?ref=hl

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já era tempo de haver uma página de fãs portuguesa! :D Em tempos houve um blog mas depois foi removido...

      Eliminar