quinta-feira, 27 de junho de 2013

"Os Jogos da Fome" de Suzanne Collins - Opinião

Se tivesse de escolher uma palavra para definir este livro seria Viciante. Ontem, não consegui adormecer enquanto não li a última página. As minhas altas expectativas foram todas concretizadas, e estou super feliz por ter Em Chamas já na minha estante pronto a ser lido.
Katniss Everdeen é uma adolescente de 16 anos com grandes responsabilidades, após a morte do pai fica encarregue de tomar conta da mãe e da irmã, que ama acima de tudo. Ama-a tanto que é capaz de se voluntariar, como tributo, para os Jogos em seu lugar. Katniss é uma personagem feminina daquelas que eu gosto, não é o melhor exemplo de simpatia, mas não precisa de ninguém para tomar conta dela, não precisa de um personagem masculino que a proteja de tudo e de todos (fez-me lembrar muito a Rose da Academia de Vampiros).
Adorei como Suzanne Collins constrói Panem, é simplesmente alucinante. Os 12 Distritos que todos os anos oferecem 2 tributos para lutarem nos Jogos até apenas um sobreviver. As pessoas que vivem no Capitólio e como são descritas em comparação com as que habitam nos Distritos. Fantástico.
Quanto às personagens masculinas, sinceramente, não me consigo decidir entre o Gale e o Peeta. O Gale é o melhor amigo da Katniss, mas tal como ela acho que isso não chega para descrever o que se passa entre eles. Tem a seu cargo a mãe e os 3 irmãos mais novos, sabe o que é lutar para os sustentar,  e tal como Katniss odeia a politica do Estado em que vive. O Peeta é bastante humilde, ajudou a Katniss quando esta mais precisou e está apaixonado por ela desde os 5 anos. O momento que mais me tocou, em relação a eles dois, foi este:
"- Um rapaz bonito como tu. Deve haver uma pessoa especial. Vá lá, como é que ela se chama? - insiste o Caesar.
O Peeta solta um suspiro. - Bem há uma rapariga. Estou apaixonado por ela, desde sempre. Mas tenho quase a certeza de que ela não sabia da minha existência antes da ceifa.
Ouvem-se palavras solidárias vindas do público. As pessoas compreendem um amor não correspondido.
- Ela gosta de outro? - pergunta o Caesar.
- Não sei, mas muitos rapazes gostam dela - responde o Peeta.
- Então, vais fazer o seguinte. Vences os Jogos e voltas para casa. Ela não te pode recusar então, hem? - sugere o Caesar, encorajando-o.
- Não me parece que isso vai resultar. Vencer... não vai ajudar no meu caso - conclui o Peeta.
- Porque não? - pergunta o Caesar, perplexo.
O Peeta fica corado como um tomate e responde, gaguejando: - Porque... porque... ela está aqui comigo."
Existem outras personagens bastante marcantes como a pequena Rue, o Haymitch e o Cinna. Fiquei desconfiada que existe algo para lá do Distrito 12, algo relacionado com a fuga da Avox ruiva e do seu amigo.
É um livro que aconselho e que muito provavelmente entrará na lista dos meus favoritos.

Boas leituras que eu agora vou começar a ler Em Chamas :)

8 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste! :D
    Sim, "viciante" é a palavra perfeita para descrever esta trilogia!
    Ainda não li o 3º, simplesmente pq não quero que acabe :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o 2º é tão bom como o 1º? Estou a ler mais devagar para render mais... xD

      Eliminar
    2. A primeira metade é um bocado mais parada, mas quando chega a 2ª parte (não sei se já sabes o que acontece por isso não vou spoilar) é que começa a ação :P E é muito fixe! Há quem diga que o 2º é pior, eu gostei dos 2 :D

      Eliminar
    3. Atenção! Spoilers para quem possa estar a ler isto!

      Já sei do Quarteirão, a Katniss e o Peeta estão a "piquenicar". E tenho quase a certeza que desta vez o Peeta vai morrer na arena :(
      Mas estou a gostar imenso, tanto como o 1º. Não estava nada à espera do que aconteceu com o Darius...

      Eliminar
    4. *spoiler alert*
      Ah então se já sabes, o Quarteirão é a melhor parte, a parte da arena é imprevisível e ainda mais emotiva do que no 1ºlivro (pelo menos na minha opinião). Talvez por serem tributos antigos, que já tinham ganho e que a Katniss começa a conhecer no início do livro e depois são obrigados a lutarem uns contra os outros mesmo já sendo amigos...

      Eliminar
    5. Já o acabei, não me deu para muito tempo :( Pensei até à ultima página que o Peeta e todos os outros iam morrer e só a Katniss ficava viva, fui enganada e ainda bem. Agora acho que vou fazer como tu, vou deixar o último para daqui a uns tempos, ler uns do Martin, e depois é que acabo a coleção...

      Eliminar
    6. Ahah foste rápida x) Ainda bem que estavas enganada de facto xD
      Gostaste deste?

      Eliminar
    7. Sim, lá se foi a minha tentativa de o fazer render xD
      E adorei! Agora estou num duelo comigo própria em relação a ler já ou mais tarde o próximo...

      Eliminar