segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"Vampiros? Não, obrigada" - Divagações de uma leitora

Não sei se isto apenas me acontece a mim mas acredito que não. Normalmente quando estou a ler algum livro de fantasia, sejam as personagens principais vampiros, feiticeiros, deuses ou até mesmo humanos, as pessoas deduzem logo que é sobre vampiros sugadores de sangue. Eu consigo perceber o porque das pessoas olharem para as capas ou para os títulos e dizerem: "Só lês livros de vampiros!". Por outro lado é bastante revoltante quando isto acontece, e a resposta costuma vir acompanhada com um revirar de olhos. Meus caros, fantasia não é sinónimo de vampiros.
Agora, falando sobre os livros de fantasia que realmente são sobre vampiros. Todos nós sabemos que a sociedade neste momento está farta destas criaturas míticas. Por um lado porque nunca gostaram deles, por outro estão fartos de histórias que se desenrolam à volta do mesmo enredo. Sim, é a pura da verdade, consigo dizer pelo menos três sagas literárias em que a protagonista se apaixona por um vampiro centenário. Essa é a história principal, depois tem umas variantes aqui e outras ali.

  1. Twillight - Humana um pouco apática e sem personalidade, a suposta heroína da saga (hello?! alguém realmente vê aqui uma personagem feminina com potencial para tal? se sim, por favor elucidem-me que eu não consigo atingi-lo...), apaixona-se por vampiro centenário, vegetariano, possessivo, capaz de ler pensamentos e não nos esqueçamos que brilha ao sol.
  2. Sangue Fresco - Humana com sangue de fada, capaz de ler pensamentos, apaixona-se por vampiros centenários. Acho que é a melhor forma de o dizer, apaixona-se primeiro por um, depois por outro, entretanto também é capaz de estar apaixonada por outras criaturas que não bebem sangue.
  3. Diário de Vampiros ou Crónicas Vampíricas - Humana apaixona-se por vampiros centenários irmãos (again?).
O que acaba por acontecer é que as pessoas, entenda-se sociedade, começam por desvalorizar todo o tipo de livros que envolvem vampiros. Por mais que apareça um livro/saga absolutamente inovador que envolva estas criaturas dificilmente será bem aceite, talvez até se possa considerar "suicídio literário" colocar no titulo de um livro a palavra vampiro. O que é no mínimo chato, porque acontece existirem sagas realmente interessantes sobre vampiros. 
Corro o risco de ser repetitiva mas tomemos o exemplo de Academia de Vampiros. É uma saga que como eu dizia corre logo no risco inicial de ter a palavra "Vampiros" no titulo, e digamos que não é um titulo muito apelativo. No entanto, a história é bastante interessante, já o disse anteriormente e vou dize-lo novamente, de todos as sagas com vampiros é a minha favorita. Não é sobre uma humana que descobriu que os vampiros existem e se apaixona por um apenas com um trocar de olhares, é mais do que um romance, é sobre amizade e lealdade com uma personagem que cumpre o titulo de heroína feminina. Onde eu quero chegar com este exemplo é que esta saga foi recentemente adaptada ao cinema, estreou nos EUA no dia 7 deste mês, e as criticas que o filme recebeu revelam exatamente aquilo que tenho estado a dizer, a enorme saturação de vampiros no mercado, as pessoas vão para o cinema já com a ideia de que não presta ou que vai ser outro Crepúsculo. Os poucos críticos que foram de mente aberta em relação ao que iam assistir fizeram boas criticas, agora existem muitas que não demostram minimamente o que o livro retrata.
Para terminar apenas quero dizer que sim, existem livros de vampiros que realmente não prestam e aos quais digo "não, obrigada", mas não generalizem, não julguem um livro pela capa, lá por ter vampiros como personagens não significa que esses vampiros brilhem ao sol.

6 comentários:

  1. A minha saga favorita de vampiros (a única de que gosto realmente) é as Crónicas dos Vampiros, da Anne Rice. Fica a recomendação :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendação aceite e saga adicionada à muito extensa lista de "livros a ler" :)

      Eliminar
    2. Esta série também tem filmes, talvez conheças, mas só um deles é que vale a pena ver: Interview with a Vampire (o livro é melhor, ainda assim).

      Eliminar
    3. Por acaso conheço, sendo assim vou ler primeiro o livro e depois vejo então o filme :D

      Eliminar
  2. Nunca tinha lido nada de vampiros até que comecei esta semana com "academia de vampiros". Estou a gostar mas ainda não me senti fascinada, mas mesmo assim pretendo ler o 2º volume.

    Já sobre os outros, apenas posso falar do Twilight, vi o 1º filme e como não gostei dos actores nem sequer pensei em ler as obras. E claro, aqui o que me fez ficar ainda mais de pé atrás foi existirem tantas pessoas fãs, e sinceramente às vezes gosto de ser do contra :P
    Mas acho que um dia vou pelo menos ler o 1º livro assim sempre posso ter uma opinião sobre a história :)

    Mas concordo plenamente contigo, e ainda por cima, o filme estreou um ano depois do último da saga twilight, por isso, até deixou os ânimos acalmarem, mas há pessoas que quando embirram não há nada a fazer :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Academia de Vampiros" é daquelas sagas que fica melhor de livro para livro, eu quando acabei de ler o 1º também não estava fascinada, mas vai ficando cada vez mais interessante e as personagens crescem ao longo de toda a história. Quando leres o 2º acredito que vais começar a gostar mais (o 3º é o meu preferido), muitas pessoas ficam com a ideia de que é um drama de "high school" e deixam a saga de lado, mas apenas o 1º volume se pode enquadrar nessa designação.
      Em relação ao "Crepúsculo", sinceramente não sei se te aconselho a ler o primeiro livro para teres uma ideia, ou se te diga já que nem vale a pena perderes tempo xD
      Sim, o "timing" de estreia do filme não é lá muito bom, porém compreendo que se fosse mais tarde provavelmente já não seria adaptado ao cinema, se é que isto faz sentido, o que acontece é que precisam de aproveitar a forte "fan base" que o filme tem atualmente. Provavelmente a publicidade também não foi muito bem feita, e em Portugal é um bom exemplo disso, o filme estreia na próxima quinta e é pouca ou nenhuma a divulgação.

      Eliminar