sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Spirit Bound" de Richelle Mead - Opinião

Podem ler aqui a sinopse.
Nas férias reli este livro talvez pela 5ª vez. É mais um excelente volume da saga Academia de Vampiros. Atenção, esta opinião conterá spoilers deste e dos dois volumes anteriores.
Tenho um amigo que diz que a Richelle é previsível. Concorda comigo quando diz que a transformação do Dimitri em Strigoi, no 3º volume, não era previsível. Mas depois afirma que todo o 4º volume é previsível, a busca da Rose e o objetivo de o matar, encontrá-lo tão facilmente, "matá-lo" e afinal ele não estar morto pois não faria sentido haver mais 2 volumes sem Dimitri. Até certo ponto concordo com ele. A vida/morte do Dimitri é um ponto um pouco previsível, no entanto, a previsibilidade da escritora termina aí. Não sei se já se aperceberam mas "previsível" é a palavra do dia. E a relação Rose/Dimitri não é o foco principal da saga, é apenas um de vários planos. A história principal é a história da Rose, os seus treinos para se tornar uma guardiã, a amizade por Lissa, mas claro que o amor por Dimitri está presente, era impossível se não estivesse.
Agora a opinião deste 5º volume. A Rose está de volta à Academia depois da sua viagem pela Russia, e recebe, finalmente, a sua tatuagem de promessa como guardiã. Ela viaja, juntamente com os Moroi e Dhampir graduados, para a Corte. No fim do último livro ficámos a saber que o Dimitri está vivo e atrás da Rose, mas também tivemos conhecimento de uma história de que os usuários de espirito eram capazes de curar os Strigoi. A Rose obviamente não deixa escapar essa pequena esperança de trazer Dimitri de volta, nem que para isso tenha de invadir uma prisão Moroi de alta segurança e ajudar Victor a fugir. O irmão de Victor, Robert, é um usuário de espirito que diz ter curado um Strigoi. Rose recusa que Lissa tente restaurar a humanidade de Dimitri pois isso significaria que a vida de Lissa estaria em perigo. Aqui entra a tal previsibilidade, Lissa consegue apunhalar o Dimitri com uma estaca encantada com o espirito e devolver-lhe a sua alma. No entanto, para calar quem diz que isto é  sempre previsível, o Dimitri recusasse a ver a Rose e diz-lhe que já não a ama, para além disso ela namora com o Adrian. Nem toda a gente acredita que Lissa foi capaz de transformar um Strigoi num Dhampir encontrando-se por isso Dimitri preso. Na Corte nem tudo são águas de Rosas, uma lei chocante para os Dhampirs foi aprovada, alguém da realeza é assassinado e alguém enfrentará um julgamento por homicídio que levará à sua provável execução.
É um livro à altura do anterior, um livro com ação e com muitas revelações chocantes. A Rose continua aquela personagem destemida, sem papas na língua, sarcástica e com um humor único. Faltou um bocadinho do Christian neste livro, em parte pelo estado da sua relação com a Lissa. O Eddie é uma personagem que vai ganhando cada vez mais o seu lugar na série. A Rainha Tatiana é uma personagem que podemos conhecer melhor neste livro. Quanto ao Adrian, será sempre o Adrian. Academia de Vampiros continua a ser a minha saga de vampiros preferida e continuo à espera de algo que a derrube do nº1 no pódio dos vampiros.

Boas leituras :)

Sem comentários:

Enviar um comentário