domingo, 2 de fevereiro de 2014

Livros que Enchem Chouriços - Divagações de uma leitora

Quando estava a escrever a minha opinião sobre A Cidade dos Anjos Caídos comecei a divagar imenso sobre este assunto e achei que era melhor escrever um post apenas para este fim.
Eu, muito sinceramente, não percebo o porquê de estenderem histórias por livros e livros quando na verdade não existe enredo para tal. Ok, minto, eu até percebo o que leva os escritores a fazerem isso, na maioria das vezes têm contratos para x volumes e têm de os cumprir, ou então é a sua fonte de rendimento e quanto mais chouriços encherem em livros sem conteúdo nenhum mais dinheiro rende. É algo que para mim me pareceu bem visível nesta saga (Caçadores de Sombras), ela tinha um final aceitável no terceiro volume, para que continuar? Todavia, esta situação já não me surpreende, é algo recorrente em outras sagas, e uma que me salta logo à memória é Sangue Fresco.
Esta é mais uma razão para admirar imenso a J.K. Rownling, soube quando parar, ela organizou tudo antes de começar a escrever, sabia a história que tinha e quantos livros conseguia fazer com essa história, e por mais que os fãs lhe peçam para escrever uma sequela ou uma prequela ela diz que só escreverá se tiver algo que vala mesmo a pena. Poderão argumentar que ela já fez dinheiro suficiente e que não precisa de mais, mas quem não precisa de mais dinheiro? Aposto que mesmo quem ganha o euromilhões continua a jogar, é algo que hoje em dia deve pertencer ao código genético humano, o que temos não chega e precisamos sempre de mais. E para além disso ela sabe que muito provavelmente estaria a arruinar tudo aquilo que escreveu ao adicionar um livro que não fizesse sentido, afinal depois do Voldemort, neste caso, que outro vilão poderia existir? Eu contra mim falo, porque muito sinceramente, eu deliraria com outro livro do Harry Potter, porém lá no fundo sei que a história está bem assim.
Hoje em dia é tão habitual haver o prolongamento de algo que tem um fim à vista simplesmente para render mais uns milhares ou mesmo milhões. E é algo que não se vê apenas nos livros, cada vez mais no cinema se vêm livros a ser divididos em dois filmes segundo o pretexto de que é muito para adaptar. Meus caros, se o conseguiram nos outros livros porque não conseguem com o último? Tudo bem que normalmente o último livro é o clímax de toda a história e provavelmente tem muito mais conteúdo que os outros, é onde tudo se revela... No entanto, não acham que já estão a abusar? Primeiro Harry Potter, depois Twillight (se existe um em que não faz mesmo qualquer sentido é neste aqui, desculpem aos fãs) também o faz e futuramente Jogos da Fome com Mockingjay/A Revolta.
Eu sinceramente prefiro 7 livros com conteúdo, ou até mesmo 3, em que se vê que a história estava super estruturada desde inicio, que o escritor sabia onde iria terminar assim que começou a escrever o primeiro capitulo. Aqueles livros que quando relemos reparamos em pormenores tão importantes para o final que já conhecemos. E quando digo isto penso em Harry Potter, nas  As Crónicas de Gelo e Fogo, em Hunger Games até mesmo em Academia de Vampiros, que não tem estes pormenores assim tão relevantes, mas são 6 livros cada um com a sua história estruturada sem fazer render o pão ou encher chouriços. Prefiro estes livros a outros que tinham possibilidade para também serem boas sagas mas, que se estendem pelos seus 13 volumes, por exemplo, em que volta e meia já não acrescentam nada de novo, as personagens já não crescem, e que por vezes até o contrário acontece, e ocorre sim um retrocesso. Sinto-me enganada como leitora quando compro um livro assim, afinal de contas poderia ter comprado um livro com o qual ficaria bem mais satisfeita, e sinto-me ainda por cima a contribuir para esta ideia de escrever apenas para vender.

2 comentários:

  1. O pior que vi foi mesmo a Casa da Noite!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me quis mencionar sobre esse porque ainda não li o último, mas sim também é um belo exemplo xD

      Eliminar