quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"A Cidade de Vidro" de Cassandra Clare - Opinião

Neste volume de Caçadores de Sombras, supostamente o último da trilogia, mas afinal ainda existem mais *confusa*, Clary parte para Idris, A Cidade de Vidro, para salvar a mãe. Supostamente não haveria nenhum problema nisto, no entanto, Clary não o pode fazer sem autorização da Clave e muito menos levar com ela um lobisomem, Luke. Clary e Jace, que tinha partido legalmente sem esta, continuam a lutar contra o que sentem um pelo outro, principalmente quando vêm a pessoa que amam envolver-se com outra. Clary conhece Sebastian, e espantem-se criei empatia com esta personagem! Mais tarde vem-se a revelar que ele não é bem o que diz ser, o que não significa que deixa de ser uma personagem interessante. Simon também se encontra em Idris, mais outro clandestino, embora este seja preso pela Clave, e durante este aprisionamento irá conhecer Samuel, outro gênero de Sebastian mas de um calibre diferente. A história que diz respeito ao Samuel foi a única que não estava à espera, sabia que algo não estava bem mas não que se iria desenvolver da forma que se desenvolveu (bela tentativa de evitar spoilers). Valentine também dá o ar da sua graça, e como não poderia deixar de ser, provoca o caos em Idris. 
Voltei finalmente a pegar nesta série, desde que li o primeiro volume não são daqueles livros para os quais parto com altas expectativas. Apenas espero que me proporcionem uma boa leitura, dentro dos possíveis. E têm vindo a fazê-lo, penso que a qualidade tenha melhorado de volume para volume, mas também não aumentou exponencialmente. O que me continua a "irritar" nesta série é a previsibilidade, e sim eu sei que digo isto em todas as opiniões dos Caçadores de Sombras, porém é aquilo que tenho mais necessidade de destacar aquando terminada a leitura. Também compreendo que são livros para uma idade etária mais baixa, mas já li muitos livros do mesmo gênero que não são nada previsíveis.
Quanto às personagens (aquelas com as quais nunca consegui criar empatia, algo que só me acontece mesmo nesta série), estabeleci finalmente "relação" com algumas. De todas elas o Luke sempre foi aquela da qual gostava mais e isso não mudou em nada. No entanto, Clary continua a passar-me completamente ao lado, não vejo nela nenhuma característica de heroína, apenas um rapariga irritante que faz exatamente o contrário do que lhe dizem apenas por fazer. Alec e Magnus, Luke e Jocelyn são os meus casais preferidos até ao momento. O Jace também começa a conquistar uns pontos, mas muito abaixo de um Dimitri, por exemplo, da Academia de Vampiros. Simon é aquela personagem que fica mais interessante de capitulo para capitulo, e adoro as tiradas sarcásticas entre ele e Jace.
Não percebo o porque de haver um próximo volume, por mim até me parecia que estava tudo mais ou menos concluído, parece que para a autora não. Se continuar a melhorar como o terceiro volume melhorou em relação ao segundo e primeiro, não me queixo nada por a série continuar, desde que tenha algum conteúdo para isso e não seja só por uma questão de fazer render o pão.

3 comentários:

  1. Só te digo uma coisa: ignora os livros seguintes! --' Fiquei com a sensação que foi mesmo só para fazer render o pão, enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou agora a meio da "Cidade dos Anjos Caídos" e vou esperar até acabar para o prognóstico final, porque até agora está relativamente fraquito...

      Eliminar
    2. Para o final começa a ser mais interessante, mas é um livro muito fraquinho comparado com a trilogia inicial --'

      Eliminar