sábado, 21 de setembro de 2013

"Nas Trevas da Noite" de Deborah Harkness - Opinião

Este deve ter sido dos livros que mais tempo levei a ler. Em parte por falta de tempo, por outra falta de motivação. Como a Vilma já fez um breve resumo não vale a pena eu fazê-lo, podem lê-lo aqui.
No primeiro volume vi-me mais envolvida no livro na primeira metade, neste aconteceu precisamente o contrário, a segunda metade do livro a história tornou-se mais cativante e entusiasmante. No livro anterior queixei-me da imensa informação (de genética, filosofia, literatura, ...) que a autora tinha descarregado no livro. Mostrava que tinha havido muita pesquisa, só que não era algo equilibrado. A meu ver esse aspeto melhorou imenso neste livro. A pesquisa continua a lá estar, a informação histórica é o mais notável, no entanto, não é de uma forma exagerada, é algo que realmente complementa o livro.   A única coisa que talvez acrescentasse, nem que fosse em nota de rodapé, era uma tradução de várias frases em latim, alemão, e outras línguas que nem todos os leitores são obrigados a compreender.
Muito provavelmente o que vou referir agora não é culpa da escritora, mas sim de uma revisão portuguesa talvez um pouco desleixada. Existem imensos erros. E a maioria não são erros ortográficos, são erros que comprometem a estrutura frásica, ao ponto de não se perceber exatamente o sentido da frase.
Adorei os últimos capítulos de cada parte do livro. Com uma viagem ao passado é de supor que haverá consequências no presente, alterações de certos acontecimentos. Deborah Harkness consegue nos mostrar essas mudanças nesses capítulos, onde nos transporta para um presente onde descobertas históricas, algumas bastante importantes, estão a ter lugar.
Apareceram personagens interessantíssimas neste livro, quer as de base histórica quer as completamente fictícias. A Rainha Isabel I, o Imperador Rodolfo II, o pequeno Jack, Gallowglass e claro Philippe De Clermont. Há aqui, no entanto, um ponto negativo, por vezes o desfile de personagens é tão grande que uma pessoa, inevitavelmente, acaba por se perder.
No geral é um livro agradável, não estou super ansiosa para ler o terceiro, tenho apenas alguma curiosidade de ver respondidas perguntas que ficaram em aberto.

Boas leituras esmiuçadores :)

Sem comentários:

Enviar um comentário