domingo, 22 de setembro de 2013

30 Day Book Challenge - Dia 15

Dia 15 - Personagem masculina preferida

O mundo da literatura está cheio de personagens masculinas que adoro. Desde o Heathcliff nos clássicos como o Monte dos Vendavais ao Dimitri da Academia de Vampiros que é um personagem fantástico. Um guardião prestigiado com ótimos princípios, que se mantém sempre controlado sem demonstrar as suas emoções.
No entanto, há uma personagem que sempre me foi imensamente querida, embora nem todos gostam dele, é o famoso Severus Snape.
É o modelo de um anti-herói, não possui as habituais características de um herói, nobre, moralmente correto, idealista, é aquela personagem que atravessa a linha que separa o herói do vilão. É uma personagem super complexa, marcada pela tragédia, que exteriormente se mostra arrogante, insensível, frio, sarcástico, tudo isso para esconder a angustia em que vive.
Há quem diga que ele consegue lidar bem com o facto de todos o odiarem porque ele também se odeia. Ele pensa que deve ser odiado porque acredita que foi por culpa dele que a Lily morreu. Não se importa que seja odiado porque não tem mais nada a perder, nem ninguém por quem viver, para além das promessas que fez com o Dumbledore. É de certa forma a maneira que ele tem de se punir a ele mesmo.
Como se esta personagem ainda não fosse suficientemente bem escrita, ainda tem um excelente ator a representa-la. Alan Rickman consegue transportar soberbamente esta personagem para o grande ecrã. As expressões faciais, as palavras cheias de sentimento, toda a representação desta personagem que protege o filho da única mulher que amou, rapaz esse que também é filho do homem que o torturou durante toda a infância. Como se não bastasse ainda se vê obrigado a matar a única pessoa que confiou nele.

1 comentário: